CAASP JÁ REALIZOU MAIS DE 76 MIL EXAMES
E duas campanhas ainda estão em curso: Saúde da Mulher e Saúde Bucal
De janeiro a outubro deste ano, 76.200 atendimentos – entre exames, consultas e imunizações - foram prestados pela CAASP nas campanhas Pró-Vida, de Vacinação contra a Gripe, da Boa Visão, de Saúde Bucal (primeira etapa), de Hepatite C e de Colesterol, Glicemia e Pressão Arterial. Registrou-se, portanto, crescimento de 62% na participação em relação a 2008, quando 47 mil procedimentos foram realizados. “Os números atingidos revelam que estamos alcançando nossos objetivos, ou seja, a classe começa a se preocupar mais seriamente em cuidar da saúde de forma preventiva”, afirma o presidente da Caixa de Assistência, Sidney Uliris Bortolarto Alves.
Segundo dados dos departamentos de Promoção à Saúde e de Odontologia da Caixa, ao se repetirem os resultados obtidos em 2008 pela Campanha de Saúde da Advogada e pela segunda etapa da Campanha de Saúde Bucal, cujas edições de 2009 começaram no dia 3 de outubro, até o fim do ano mais de 80 mil atendimentos de saúde terão sido prestados a advogados de todo o Estado de São Paulo.
A campanha itinerante na capital e na Grande São Paulo, realizada pela primeira vez neste ano, foi uma das responsáveis pelo avanço: 18 mil exames foram efetuados de julho a setembro, quando a equipe de saúde da CAASP percorreu os fóruns de Santana, São Caetano do Sul, Vila Prudente, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Mauá, Santo André e Ruy Barbosa; as Casas do Advogado de Lapa, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Tatuapé, Guarulhos, Barueri, Santo Amaro, Penha, Itapevi, Itapecirica da Serra, São Miguel Paulista, Santo André, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Osasco, Franco da Rocha, Pinheiros e Jabaquara; além da Regional da Caixa do Butantã, o Espaço CAASP de Carapicuíba e a Escola Superior de Advocacia (ESA). A iniciativa na capital e na Grande São Paulo contemplou os mesmos exames que, no interior do Estado, são oferecidos nos Encontros Regionais de Advogados.
A definição dos testes que fazem parte das campanhas da CAASP é feita a partir de evidências médicas. Levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde) verificou que 32% das mortes no Brasil são provocadas por doenças cardiovasculares, e entre as principais causas delas estão a hipertensão, a dislipidemia (colesterol alto) e o diabete – todas objeto da ação itinerante da Caixa, ao lado da hepatite C. “Os procedimentos selecionados para nossas campanhas de saúde visam a prevenir contra aquelas doenças que acometem grande parte da advocacia. Muitas vezes, nossas taxas estão em níveis alarmantes e nós nem sequer sabemos, daí a importância dos testes preventivos regulares”, observa o diretor da Área Médica da Caixa de Assistência, Jairo Haber.
No caso da hepatite C, trata-se de uma doença que contamina 500 milhões de pessoas no mundo - 4,5 milhões das quais no Brasil -, configurando uma das maiores epidemias silenciosas de que se tem notícia: 95% dos doentes não sabem que estão infectados. “Ao longo do ano 38 colegas descobriram, por meio da nossa campanha, que portavam o vírus da hepatite C. Por meio da Caixa, todos receberam orientação médica e foram encaminhados ao Hospital São Paulo para tratamento”, observa o presidente Bortolato Alves.
Fonte: E-mail da Subseção.