A importância da educação continuada na Advocacia
Autora: Fernanda Mesquita Serva - Presidente da Comissão de Cultura da OAB-Subseção Marília
Quando os primeiros cursos jurídicos foram instalados no Brasil, após a aprovação do projeto de 31 de agosto de 1826, que foi convertido em lei no dia 11 de agosto de 1827, tornar-se um Bacharel em Direito, por um lado, era uma honraria reservada a poucos, mas, por outro, a simples conclusão do curso abria uma expectativa enorme de sucesso profissional.
Na época, os interessados em estudar as ciências jurídicas tinham apenas duas opções: frequentar a Academia de São Paulo, que foi instalada no Convento de São Francisco, na capital paulista, em 28 de março de 1828, ou em Olinda (PE), no Mosteiro de São Bento, instalado no dia 15 de maio de 1828.
Passados 190 anos, o Brasil, atualmente, é o país com o maior número de cursos jurídicos no mundo. Na verdade, os 1.240 cursos existentes no país superam o total de cursos em todos os outros países, que é 1.100. Assim, atualmente, concluir o Curso de Direito já não é algo exclusivo e, portanto, não garante, por si só, a expectativa de uma carreira de sucesso. Na verdade, no final do ano de 2016, o Brasil superou a marca de um milhão de advogados, segundo o cadastro nacional mantido Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Assim, já não basta concluir a graduação em Direito, pois é necessário avançar na formação continuada, buscando adquirir conhecimentos que permitam se diferenciar no mercado de trabalho. Neste sentido, Marília é uma região privilegiada, pois oferece além de cursos de graduação em Direito, também cursos de pós-graduação lato sensu e, ainda, de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorado na área jurídica). Com isso, uma pessoa interessada em estudar Direito já pode fazer a sua graduação, especialização, mestrado e doutorado sem sair de Marília.
Em muitos casos, o acesso a tais cursos para os advogados e seus familiares é facilitado, em especial em razão de convênios celebrados com as instituições de ensino pela Subseção da Ordem dos Advogados em Marília.
Além disso, diante da atuação marcante e dedicada da atual gestão da OAB-Subseção Marília, os advogados e os profissionais da área do Direito têm a oportunidade de frequentarem inúmeros cursos de aperfeiçoamento, que visam não apenas a complementação da formação profissional, mas, também, o desenvolvimento de outras potencialidades e capacidades necessárias para a obtenção de sucesso no contexto atual.
Nesse sentido, muitos cursos são oferecidos semanalmente na sede da OAB-Subseção Marília, com participação de profissionais renomados que transmitem para os advogados e demais pessoas presentes ensinamentos extremamente importantes em todas as áreas do Direito.
O principal objetivo desses cursos e outros eventos desenvolvidos pela OAB-Subseção Marília é permitir que os advogados e os demais profissionais da área jurídica conquistem uma capacitação apta a prepará-los para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Afinal, se as mudanças, por um lado, podem trazer algumas dificuldades de adaptação, por outro, são uma fonte inesgotável de oportunidades.