OAB-SP RECRUTA ESTUDANTES PARA TRABALHO NO TJ-SP
OAB-SP recruta estudantes para trabalho no TJ-SP
A 177ª Subseção da OAB de Pacaembu e o Poder Judiciário local implantaram na Comarca o Projeto "De Mãos Dadas pela Justiça", que promove o trabalho voluntário de estudantes de direito no Judiciário para agilizar as rotinas internas dos Cartórios Judiciais no Fórum da Comarca.
A implantação do projeto foi firmada pelo Presidente da OAB de Pacaembu, DR. ALYSON MIADA e pelo Juiz Diretor do Fórum local, DR. RODRIGO ANTONIO MENEGATTI.
"O estudante de direito colabora com seu trabalho para agilizar etapas burocráticas nos cartórios. Com isso, ganha o Judiciário num momento em que há grande defasagem de mão de obra, devido a dificuldades orçamentárias. Ganha a Advocacia, pois o processo terá mais velocidade. Ganha o estudante que passa a conhecer a rotina cartorária e fazer um trabalho de cidadania, e ganha o cidadão, com uma Justiça mais célere. O estudante vai ser a mão de obra para destravar os procedimentos mais simples do cartório, como preparação para autuação de petição, localização de processo, triagem de documento, preparação para cadastramento em sistema de informática. É um trabalho em grande quantidade, e o servidor muitas vezes perde muito tempo nesses trabalhos". Em Pacaembu, há uma demanda muito alta (Processos em andamento na Comarca - Ofício Judicial (criminal, cível, fiscal, infância e juventude, execução criminal e execução infância) - 6.902 processos / Juizado Especial Cível e Criminal e Fazenda de Pacaembu - 1.067 feitos) e cada ajuda que recebemos sempre nos traz mais conforto e esperança de que a Justiça possa se adiantar e trazer uma prestação jurisdicional mais próxima da presteza" afirmou o Presidente da Subseção Alyson Miada.
Os estudantes interessados em participar do trabalho voluntário devem procurar a Casa do Advogado de Pacaembu, bem como entrar em contato com a Comissão do Acadêmico de Direito, através do site do grupo. O participante recebe certificado de 25 horas de atividades extracurriculares.