Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Seções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Comissões Gestões Anteriores COOPERATIVISMO Notícias Dia Internacional do Cooperativismo

GESTõES ANTERIORES

Dia Internacional do Cooperativismo

Clique para compartilhar

 

Neste primeiro sábado de julho, o mundo comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. As cooperativas são empreendimentos diferenciados, que não concentram capital. Distribuem renda de forma mais justa, proporcional ao trabalho ou à participação de cada trabalhador cooperado. Sua gestão é democrática, onde cada cooperado tem direito a um voto nas principais decisões. O modelo cooperativista tem contribuído para movimentar a economia das comunidades e proporcionar mais benefícios sociais.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostra que onde existem cooperativas o Índice de Desenvolvimento Humano é maior. Em seu papel de inclusão econômica, social e cultural, o cooperativismo pode ser considerado o modelo de negócio mais viável para o desenvolvimento sustentável.

Instituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão de representação mundial das cooperativas, o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado desde 1923, sempre no primeiro sábado de julho. Para marcar esta 94ª edição da comemoração, a ACI escolheu como tema ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’.

O Dia do Cooperativismo celebrará como as cooperativas contribuem para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que estabelecem, até 2030, uma agenda ambiciosa para acabar com a pobreza, combater as alterações climáticas, assegurar a qualidade de vida e a inclusão para todos.

No Brasil, foi instituído o ‘Dia de Cooperar’, que neste sábado reunirá milhares de cooperativistas em iniciativas sociais e culturais gratuitas para a população. Só no Estado de São Paulo, serão 65 eventos em 34 municípios. Uma maneira de aproximar a população do Sistema Cooperativista.

Atualmente, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), órgão de representação oficial do cooperativismo no país, reúne 6.582 cooperativas e 12,7 milhões de cooperados em 13 ramos distintos. Em São Paulo, a Ocesp – organização estadual da OCB – conta com 1.116 cooperativas e mais de 4 milhões de cooperados.

 

Ações do documento