Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Seções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Comissões Justiça Restaurativa Atribuições Comissão Especial de Justiça Restaurativa da OAB SP

JUSTIçA RESTAURATIVA

Comissão Especial de Justiça Restaurativa da OAB SP

Clique para compartilhar

“A Comissão Especial de Justiça Restaurativa propõe-se a ser um espaço na OAB/SP de reflexão e ações no campo da justiça restaurativa.

A justiça restaurativa é uma filosofia que convida a um novo paradigma de convivência e de transformação de conflitos e que, através de suas práticas, pensa a responsabilização, no âmbito de algum cenário conflitivo, por intermédio do respeito e do diálogo em espaços acolhedores e participativos para a construção do justo.

A justiça restaurativa questiona o sistema de justiça retributiva e a forma como ele se propõe a lidar com conflitos. Suas práticas partem de um pressuposto de que os envolvidos são protagonistas de suas histórias e capazes, com o apoio da comunidade, de transformar suas tensões, e (re)construir significados para seguir adiante com suas vidas.

Assim, a Comissão visa oferecer oportunidades para se pensar sobre a atuação da advocacia e sobre como o advogado e a advogada podem contribuir para a promoção e sustentação de novas possibilidades de se lidar com conflitos, especialmente pelo prisma da Justiça Restaurativa.”

Ações do documento