EMBAIXADOR AMERICANO VISITA A OAB SP


02/04/2008

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, recebeu nesta quarta-feira (2/4), às 15 horas, a visita do embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, do cônsul e da vice-cônsul para assuntos políticos, John Peter Higgns e Sheila Carey, além de Richard Aldrich Junior, presidente da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos.


“A visita do embaixador americano revela a importância da nossa entidade  e teve  como objetivos  ampliar este espaço de debate e cooperação entre os advogados brasileiros e americanos no que diz respeito  a  relações comerciais, questões como a pirataria, bi-tributação e o Plano de Ação Conjunta para Eliminação da Discriminação Étnica e Racial e para a Promoção da Igualdade, que o Brasil assinou com os EUA, quando da visita da secretaria de Estado, Condoleezza Rice , em março”, explica D´Urso.  Para o presidente da OAB SP,  a perspectiva de trabalho conjunto se amplia com a visita do embaixador e o debate em torno de interesses comuns.

Presente à reunião, Eduardo Tess Filho, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB SP, ressaltou o pioneirismo do encontro. “ É a primeira vez que  um embaixador norte-americano faz uma vista  à OAB SP, sendo que ele  teve uma atitude proativa sobre diversos assuntos tratados no encontro, que podem ser avaliados em conjunto”, afirmou.

Já Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, presidente da Comissão de Direito Constitucional,  ressaltou a vocação da OAB SP de realizar eventos internacionais. " Agora,  os Estados Unidos estão nos procurando para também ampliar os tratados de investimento, tratados  tributários e voltados à área de direitos humanos. Creio que irá  nascer grandes frutos dessa nova dimensão de diálogo entre  a embaixada  e o consulado americanos e a OAB SP", afirmou. Igualmente, Georges Niaradi, presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais, considerou o encontro altamente positivo, enfatizando a liderança da OAB SP no cenário brasileiro.

 Também participaram da reunião, a vice-presidente da OAB SP,  Márcia Regina Machado Melare; o secretário-geral, Arnor Gomes da Silva Júnior; o diretor-tesoureiro, Marcos da Costa e o presidente da CAASP, Sidney Uliris Bortalato Alves. Ao final do encontro, D´Urso presenteou o embaixador com uma placa comemorativa.