INSS Digital

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1) Quem pode ter acesso?
R. Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil - Secional de São Paulo, desde que ativos, adimplentes e que não se encontrem punidos pela OAB SP ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal, respeitada a cláusula de limitação territorial, conforme item 03(três) do Plano de Trabalho firmado entre as partes.

2) Como se cadastrar?
R. O advogado precisa ter um certificado digital instalado e funcionando no computador em que for fazer o acesso, além da extensão WebSigner da Certisign no navegador. 

Estando atendidos esses pré-requisitos, deverá acessar a área restrita do site da OAB SP e clicar no link "INSS Digital".

Após a adesão, o advogado deverá aguardar um e-mail com os dados para sua autenticação no sistema do INSS. O prazo para recebimento do e-mail é de 10 dias úteis. A partir daí, todo o procedimento deverá ser realizado através do sistema do INSS.

3) Após o cadastro, recebi por e-mail minha senha provisória do sistema de Gerenciamento de identidades (INSS) mas não fiz a troca no prazo de 24 horas. Como devo proceder?
R. Também é possível acessar utilizando o certificado digital através do link http://requerimento.inss.gov.br/
Caso ainda quiser autenticar através do usuário e senha, favor enviar um e-mail para informando o número da OAB, CPF, email utilizado no cadastro do convênio.

4) Como faço para assinar o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo?
R. Consultar informações no site http://www.oabsp.org.br, link Serviços - INSS Digital, nessa página o inscrito irá encontrar o Acordo de Cooperação Técnica, assim como os manuais.


Vídeos Tutoriais

- Tool Kit / Equipamentos para o INSS Digital - https://youtu.be/-wp-p-26A98

Quer utilizar o INSS Digital e tem dúvidas sobre os equipamentos necessários? Nesse vídeo a OAB SP mostra que é possível fazer requerimentos no INSS Digital por meio de computadores, tablets e smartphones. Veja as vantagens e desvantagens de cada opção e os cuidados que você deve tomar.

- Como fazer o cadastro no INSS Digital - https://youtu.be/bQYL7z6rDf4

O INSS Digital é uma ferramenta que vai ajudar advogadas e advogados a fazer requerimentos no Instituto Nacional do Seguro Social. Para começar a utilizar esse sistema é necessário fazer um cadastro - via site da OAB SP - e a assinatura eletrônica do Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo. 

 - Modelos de requerimentos para INSS Digital - https://youtu.be/e6TpLWZ1X0g  

O site da OAB SP oferece modelos para cinco tipos de requerimentos e o Termo de Representação, obrigatório em todos os processos. Veja onde encontrar esse material e como fazer o melhor uso dessa facilidade.

- Como montar um processo no INSS Digital- https://youtu.be/nBUBJVKmNBM 

Para fazer um requerimento via INSS Digital é necessário montar um 'processo virtual', digitalizando documentos e organizando arquivos. Veja como realizar essa tarefa e tome note de algumas dicas para conseguir um fluxo de trabalho mais produtivo.