Subsecção de Marília comemora o Dia do Advogado com missa.


12/08/1999

Subsecção de Marília comemora o Dia do Advogado com missa.
A Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção de Marília – comemorou o dia do Advogado com uma missa na Igreja Maria Izabel, às 19:30. Para o presidente da Subsecção, a data deve ser lembrada por todos os profissionais do direito da cidade. “É um dia especial, em que certamente todos os profissionais se sentirão felizes”, disse Júlio César Brandão. “Pode parecer um dia igual aos outros, mas não é”, garante, ao lembrar dados históricos referente ao “11 de agosto” -data escolhida por ato do Imperador Dom Pedro I.

Segundo Júlio Brandão, o papel do advogado é especialmente digno pelo simples fato de estar tratando de assuntos pessoais e íntimos do cliente. Não raras vezes, esta característica acaba transformando uma relação profissional em amizade. “Guardadas as devidas proporções e sempre se pautando dentro da ética profissional, o advogado é uma espécie de amigo especial que as pessoas passam a ter”, acrescentou o presidente. “O advogado é uma pessoa de confiança que tem uma responsabilidade muito grande pelos interesses de outras pessoas” - frisou.

Quanto à tradição do “Dia da Pendura”, Júlio Brandão lembrou dos tempos em que estudava, quando comemorou, muitas vezes, a data de forma bem descontraída. “É uma tradição mais voltada para a capital paulista”, ressaltou, ao lembrar que a mesma não tem uma origem bem definida, embora conte-se que o pendura possa ter nascido de uma antiga prática dos proprietários de restaurantes que formulavam convites para que os acadêmicos, seus clientes, viessem brindar à fundação dos cursos jurídicos, quando então lhes era oferecido, gentilmente, refeição e bebida. “A coisa mudou um pouco”,, falou sorrindo.

Por ocasião da comemoração organizada pela Subsecção, Júlio Brandão disse acreditar que a profissão tenha se fortalecido bastante no contexto representativo atual, graças à abrangência da função profissional do advogado. “É uma das profissões que mais cresce, pois sempre existem áreas em que o direito é fundamental”, disse, ao lembrar a recente incorporação da disciplina “Direito do Consumidor” ao currículo obrigatório que as Universidades passarão a oferecer no próximo ano. “Além disso, existe o direito dentro da ecologia, o internacional, comércio exterior e em breve deverá estar dentro da área bancária e da informática”, destacou Júlio, ao lembrar alguns dos setores assistidos por um profissional do direito.

Mesmo sendo um dia especial, o presidente da Subsecção de Marília não deixou de ressaltar a importância de se ter união na classe. “Os advogados precisam estar em atividades mais em conjunto”, afirmou. “Somos todos seres humanos e queremos sempre o melhor para nós e para nossos clientes”, falou. “Mas não podemos esquecer o respeito e ética que são os princípios básicos de um bom advogado”, finalizou.