Ministro Carlos Velloso abre reunião de presidentes da OAB SP


03/11/1999

Presidente do Supremo abre reunião de presidentes da OAB SP
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, será o grande homenageado da XXVI Reunião de Presidentes de Subsecções da OAB SP, que será aberta amanhã, dia 4 de novembro, em Água de Lindóia (SP). Velloso abordará o tema da reforma do Judiciário com os advogados que presidem as Subsecções da Ordem em todo o Estado de São Paulo. Também participam da sessão de abertura os presidentes da Seccional Paulista e do Conselho Federal, Rubens Approbato Machado e Reginaldo de Castro, respectivamente.

Este ano, a OAB SP vai abordar três grandes temas: Advocacia, Ética e Cidadania. O primeiro está voltado à preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil com a criação indiscriminada de cursos Jurídicos no Brasil, que levou o Conselho Federal a propor a suspensão destes cursos por um período de 5 anos. O presidente da OAB SP, Rubens Approbato Machado, está sugerindo alterar o curso de bacharelado em Direito, criando um segundo nível para estes cursos, destinado a formar os operadores do Direito: advogados, juizes e promotores.

A ética na Advocacia será outro dos grandes temas da reunião. A Ordem Os advogados paulistas estarão discutindo, inclusive, propostas para alterar algumas normas do Código de Ética e Disciplina. A OAB SP está inovando para agilizar a tramitação dos processos disciplinares: conta com um corregedor e autorizou qualquer Conselheiro da Ordem a despachar os processos do Tribunal de Ética.

O terceiro tema da Cidadania está presente na Reunião porque há muito tempo a Ordem deixou a esfera da corporação para defender as grandes causas da sociedade civil. E, por ser através do advogado, que a defesa dos direitos dos cidadãos acontece. Recentemente, por exemplo, a Ordem, fez uma conclamação às autoridades sobre a crise da Febem, chamando a atenção para a “fraqueza do Estado na defesa de seus cidadãos”.

A XXVI Reunião de Presidentes de Subsecções da OAB SP acontece de 4 a 7 de novembro, no Vacance Hotel, em Águas de Lindóia, Interior de São Paulo, e deve reunir mais de 400 participantes de todo o Estado de São Paulo.

Mais informações com a Assessoria de Imprensa da OAB SP pelos telefones 3105-0465 e 239-5122, ramal 224.