CONSELHO DA OAB-SP APROVA CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO


18/04/2000

CONSELHO DA OAB-SP APROVA CAMPANHA CONTRA A CORRUPÇÃO

<br>
Por votação unânime, o Conselho da Seccional Paulista da OAB-SP, acatou na reunião de ontem à noite, proposta formulada pelo presidente da Ordem, Rubens Approbato Machado, para o lançamento de uma “Campanha Nacional contra a Corrupção e a Impunidade”, conclamando o País a se empenhar nesta luta. Segundo o Manifesto “ A sociedade mobilizada haverá de colocar um freio na corrupção generalizada que consome as energias da Nação Brasileira”.
<br>
Segundo Rubens Approbato Machado, essa demanda da sociedade pelo fim da corrupção e impunidade está expressa nas pesquisas de opinião pública, divulgadas recentemente por toda mídia brasileira e na manifestação dos chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário. “ A sociedade está cansada dos administradores públicos que não cumprem seu papel, desprezando a ética no trato da coisa pública. Está na hora da população tomar as rédeas do destino do País”. O presidente da OAB-SP, juntamente com outras entidades da sociedade civil, como sindicatos e movimentos estudantis, esperam durante a campanha avivar a memória dos brasileiros, divulgando os nomes aqueles que traíram a vontade popular. “Os eleitores vão rejeitar aqueles que renegam, negociam e corrompem o mandato que lhes é outorgado”, afirma Approbato. Para ele, a situação de São Paulo é emblemática, e o exemplo da apuração das denúncias de corrupção devem partir da capital paulistana.
<br>
Ainda na reunião do Conselho Seccional foram divulgadas manifestações do Conselho Federal da OAB, das Seccionais do DF, ES MG, PI, RJ e SC , das Secções Paulistas e da maioria dos conselheiros paulistas da Ordem de endosso à deliberação da OAB-SP de encaminhar carta-denúncia contra o prefeito paulistano, Celso Pitta, através do presidente da entidade, Rubens Approbato Machado. “Estes apoios demonstram que o Conselho da OAB-SP está coeso e que, em momento algum, aconteceram divergências internas”, afirmou Approbato.