“Escola Campineira de Cidadania” premia concurso de redação


16/06/2000

“Escola Campineira de Cidadania” premia concurso de redação

<br>
Nesta segunda-feira, às 19h00, o projeto “Escola Campineira de Cidadania” premiará mais de 30 de alunos de escolas públicas que participaram do Concurso de Redação. A solenidade será realizada no Salão Social do Clube Campineiro de Regatas de Natação (Av. Coronel Silva Telles, 462, Cambuí, com entrada pela Rua Maria Monteiro). O Grupo Bate Lata, de percussão, formado por adolescentes da periferia de Campinas, participa do evento. “Este grupo foi escolhido por ser um exemplo de como vencer as adversidades apresentadas pela vida, transformando-as em dignidade”, analisa Aderbal da Cunha Bergo, presidente da subsecção de Campinas da OAB-SP.
<br>
O projeto “Escola Campineira de Cidadania” objetiva difundir conceitos básicos de cidadania aos alunos das escolas públicas e particulares das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da região. “A OAB precisa cumprir seu papel, incentivando a cidadania, para que os cidadãos possam exercer plenamente seus direitos”, explica Bergo. Só este ano o projeto deverá atender cerca de 6 mil alunos da rede estadual, municipal e particular.
<br>
Para obter um “feedback” dos alunos é que a Ordem realiza, após cada palestra, um concurso de redação sobre o tema exposto. Os três melhores trabalhos de cada escola são premiados e publicados nos jornais que circulam na cidade e no informativo mensal da OAB Campinas.
<br>
Desenvolvido por meio de palestras, realizadas por advogados voluntários, o projeto aborda os temas “Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Organização do Estado Brasileiro” e “Código de Trânsito”. Os temas são desenvolvidos com apoio de livretos – um para cada tema –, distribuídos gratuitamente aos estudantes.