OAB-SP participa de encontro contra o racismo


13/07/2000

OAB-SP participa de encontro preparatório sobre Conferência Mundial da ONU contra o Racismo

A ONU promove este ano a Conferência Mundial sobre Racismo, na África do Sul. Entre os eventos preparativos está o encontro que a OAB-SP - através da Comissão da Mulher Advogada e Subcomissão do Negro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem – realiza no dia 18 de julho, às 17 horas, na Sala do Estudante da Faculdade de Direito da USP, no qual estarão reunidos para um debate: Ariel Dulitzky, coordenador do programa para a América Latina do International Human Rights Law Group; Gay MacDougall, membro do Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial e James Early, Diretor de Política de Herança Cultural do Smithsonian Institute.

A Assembléia Geral da Nações Unidas resolveu convocar uma Conferência Mundial contra o Racismo,Discriminação Racial , Xenofobia e outras formas de Intolerância para evidenciar a universalidade do problema e a impossibilidade de se encontrar soluções diante de iniciativas isoladas. De acordo com os advogados das comissões promotoras da OAB-SP, estas conferências permitem à comunidade internacional chegar a um consenso sobre determinados valores comuns, objetivos e estratégias que possam ser compartilhados para resolver determinado problema. Em 1963, a Assembléia Geral da ONU aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial, que em seu Art.1 diz: “ A discriminação entre os seres humanos por motivos de raça, cor ou origem ética é um atentado contra a dignidade humana e deve ser condenada como uma negação aos princípio da Carta das Nações Unidas, uma violação aos direitos humanos e às liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

Apoiam o encontro as entidades: Fala Preta, Agentes de Pastoral Negros, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Geledés - Instituto da Mulher Negra - União dos Negros pela Igualdade e Fórum Estadual de Entidades Negras /CONEN-SP.

Mais informações sobre o encontro pelo telefone 3107-0643. Ou na Assessoria de Imprensa, fones: 239-5122, ramal 224 ou 3105-0465.
Praça da Sé, 385 - Centro - SP - CEP 01001-902 home-page: http//:www.oabsp.org.br