Ato para lembrar Vala de Perus e Debate sobre Crimes do Estado


03/09/2001

Ato para lembrar Vala de Perus e Debate sobre Crimes do Estado

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, representada pelo advogado Aton Fon Filho, participa do Ato Público “Lembrando da Vale de Perus”,nesta terça-feira, dia 4 de setembro, às 14 horas, no Cemitério D. Bosco, Estrada do Pinheiro, 860, em Perus. As ossadas foram encontradas em setembro de 1990, na vala clandestina do Cemitério de Perus e depositadas, este ano, no columbário (construção que abriga cinzas funerárias) do Cemitério do Araçá, marcando simbolicamente o encerramento dos trabalhos da Universidade de Campinas (Unicamp), que durante sete anos conseguiu identificar sete restos mortais de desaparecidos políticos. A continuidade do trabalho de investigação dessas ossadas, que estava paralisado desde 1992, já está sob a responsabilidade da equipe do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo.

A Comissão de Direitos Humanos também realiza no dia 21 de setembro debate sobre “Direito à História: Apuração e Reparação dos crimes do Estado”, às 18 horas, no Salão Nobre da OAB-SP, na Praça da Sé, 385 – 1º andar. O evento contará com a presença do deputado Renato Simões, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Criméia Almeida, da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos; Marlon Weichert, procurador da Justiça Federal e Alzira Vilela, do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo. A coordenação geral ficará a cargo de João José Sady, coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP.

Os debates vão se concentrar em três temas principais: “Lei Estadual n.º 10.726/01 – A Indenização aos Presos Políticos de São Paulo”, “Anistia: Aplicabilidade e Aspectos Legais – Medida Provisória 2.151” e “Busca e Identificação da Ossadas dos Desaparecidos Políticos – Investigações sobre a Localização dos Desaparecidos na Guerrilha do Araguaia”.
A Comissão de Direitos Humanos promove amanhã, dia 4 de setembro,no Sindicato dos Advogados de São Paulo (Rua da Glória, 246), às 18h30 horas, reunião com as entidades promotoras do evento e representações dos estudantes de Direito.


Informações e inscrições pelo telefone (11) 3116-1074 ou na rua Senador Feijó, 143 – 4º andar. Ao final, serão conferidos certificados de participação.

Mais informações para a Imprensa pelos telefones (oxx11) 3105-0465 ou 239-5122, ramal 224.