Relatório sobre Direitos Humanos


04/12/2001

Relatório sobre Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP será anfitriã do lançamento do relatório sobre “Direitos Humanos no Brasil 2001”, amanhã (5) na Sala dos Conselheiros, na Praça da Sé, 385 – 2º andar.

O relatório foi organizado pela Sede Social de Justiça e Direitos Humanos e contou com a participação dos maiores nomes sobre o assunto no País: Alfredo Wagner Berno de Almeida, Cecília MacDowell Santos, Cecília Maria Bouças Coimbra, Evanize Sydow, Flavia Piovesan, Frei Beto, Glenn Switkes, José Arbex Jr., Maria Luisa Mendonça, Marilda Ferri, Paulo Pereira Lima, Ricardo Rezende Figueira, Rosana Heringer, Rosane F. Lacerda, Sandra Carvalho, Solange Sanches e Sven Hilbig. O prefácio foi elaborado por Dom Paulo Evaristo Arns, um dos símbolos dos Direitos Humanos no Brasil.

Para a elaboração do relatório, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos contou também com a colaboração da Aliança Estratégia Latino-Americana e Caribenha de Afrodescendentes; Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas; Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras; Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo; Centro de Cultura Negra do Maranhão; Centro de Defesa dos Direitos da Criança do Adolescente Pe. Marcos Passerini, Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados; Comissão Organizadora de Acompanhamento para os Julgamentos do Caso do Carandiru; Comissão Pastoral da Terra (CPT); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese); Escritório Nacional Zumbi dos Palmares; Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri) – Pará; Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança; Grupo Tortura Nunca Mais – RJ; Internacional Rivers Network (IRN); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Movimento Nacional de Direitos Humanos; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Revista Caros Amigos; Revista Sem Fronteiras; Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alcântara e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.