Debate sobre Mudanças Climáticas


11/12/2001

Debate sobre Mudanças Climáticas

A Comissão Especial de Mudanças Climáticas da OAB-SP realiza, no dia 12 de dezembro, à partir das 8h30, o “10º Encontro e Fórum de Debates sobre as Mudanças Climáticas, o Balanço e Perspectivas Pós Marrakesh e a Visão Jurídica e Empresarial do Brasil”, no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 – 1º andar. A abertura será realizada pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-SP, Márcio Cammarosano.
A primeira palestra sobre “O Brasil e as Mudanças Climáticas – Oportunidades face ao Protocolo de Kyoto” será exposta pela diretora executiva da CEBDS, Laura M. R. Tett. O próximo conferencista será o engenheiro ambiental da Petrobrás S. A., Vicente H. Schmall, que debaterá as “Oportunidades para o Brasil – Desafios Empresariais, Segurança e Meio Ambiente”. O consultor do Projeto Plantar, Marco Antonio Fujihara, falará em seguida sobre “Os Mercados Financeiros e a Formação de Projetos – O Case Plantar”, e o consultor de Energia e Mudanças Climáticas da Environmental Resources Management (ERM), Samy Hotimsky, tratará sobre “A Formatação dos Projetos de MDL no Brasil”.
A palestra seguinte sobre a “Ação Institucional – Desafios para o Brasil”, será ministrada por Rachel Biderman, advogada ambientalista, membro em Ciência Ambiental/USP, mestre em Direito Internacional Ambiental – Washington College of Law-American University (EUA) e coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. O evento encerra com a apresentação de Antônio José Ludovino Lopes, membro da Comissão Especial de Mudanças Climáticas da OAB-SP, que falará sobre “O Protocolo – Evolução e Impactos Jurídicos Status Pós Marrakesh”.
A coordenação geral e o encerramento do evento ficará a cargo de Daniela Campos Libório Di Sarno, secretária-geral da Comissão do Meio Ambiente e presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas da OAB-SP, e Antônio José Ludovino Lopes.
A taxa de inscrição é de R$ 10,00 para advogados e de R$ 5,00 para estudantes, e deverá ser paga na rua Senador Feijó, 143 – 4º andar. Informações pelos telefones (11) 3116-1069/1074/1161. Ao final, serão conferidos certificados de participação.
Mais informações para a Imprensa pelos telefones (11) 3105-0465 ou 3241-5122, ramal 224.