COMISSÃO ABRE SEMINÁRIO SOBRE CONSUMIDOR NO TERCEIRO MILÊNIO


12/03/2002

COMISSÃO ABRE SEMINÁRIO SOBRE CONSUMIDOR NO TERCEIRO MILÊNIO

Na semana em que o Código de Defesa do Consumidor completa seus 11 anos, a Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) promove o seminário “Direitos do Consumidor no Terceiro Milênio”. Dividido em quatro dias de apresentações e debates, o evento começa hoje (12) e vai até o dia 15 de março (sexta-feira), data conhecida como o Dia Internacional do Consumidor, no auditório da Caasp (rua Benjamin Constant, no. 75 – Centro).

Nesta terça-feira o evento terá início às 19 horas e a subprocuradora Geral da República Maria Caetana Cintra dos Santos abordará “O Papel do Estado na Defesa da Ordem Econômica”. Em seguida, Moacyr Guimarães Moraes Filho, Subprocurador Geral da República, falará sobre “A Função do Ministério Público na Defesa do Consumidor”. Neste dia, a presidência dos trabalhos ficará a cargo da advogada Cristiana Santos e os debatedores serão Roberto Vanuchi Fernandes e Daniele Chaves, membros da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP.

No dia 13 de março (quarta-feira), o seminário terá a presença do juiz do 1º TAC do Estado de São Paulo, professor Luiz Antônio Rizzatto Nunes, que abordará “A Harmonização dos Interesses dos Participantes nas Relações de Consumo em Face do Art. 170 da Constituição Federal”. Participará também o Procurador do Estado Marcelo Sodré, que vai tratar sobre “O Conceito de Fornecedor”. A presidência dos trabalhos será feita pelo advogado Francisco Antônio Fragata Júnior e os debatedores serão Pedro Paulo Favery de A. Ribeiro e Sérgio Guillen, da Comissão de Defesa do Consumidor.

Na quinta-feira (14), o advogado Arystóbulo de Oliveira Freitas, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da seccional paulista da Ordem, falará sobre “Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo”, e o diretor de Programas Especiais do Procon-SP, Ricardo Morishida Wada, abordará as “Práticas Comerciais e Cláusulas Abusivas nos Contratos de Consumo”. Os trabalhos serão presididos pela advogada Marli Aparecida Sampaio e os debatedores serão Iran Porãn Moreira Necho e Vagner Otávio Barbato, da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP.

No dia 15 de março, a professora Belinda Pereira Cunha, mestre em Direito do Consumidor pela PUC-SP, fará uma exposição sobre “Intervenção de Terceiros no Código de Defesa do Consumidor”, e a professora Patrícia Miranda Pizzol, mestre e doutora, falará sobre a “Liquidação e Execução Individual nas Ações Coletivas”. Neste dia, a presidência dos trabalhos fica a cargo da advogada Mariângela Sarrubbo e os debatedores, membros da Comissão de Defesa do Consumidor, serão Moysés Simão Snifer e Elaine Martin Wilke.

Os interessados que precisarem de mais informações ou quiserem fazer inscrições devem ligar para 3116-1070 e 3116-1068, com Eliane ou Vinícius. O evento acontecerá sempre das 19 às 22 horas, na sede da Caasp, e as inscrições custam R$ 10,00 para advogados e R$ 5,00 para estudantes. Os participantes receberão certificados.