Elogios ao Convênio para atender mulheres vítimas de violência


15/03/2002

Elogios ao Convênio para atender mulheres vítimas de violência

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, elogiou o convênio firmado entre a OAB SP, a Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, durante as comemorações do dia internacional da mulher, 8 de março, na sede da Ordem. “Estou muito feliz por estar participando dessa comemoração, principalmente, por causa da assinatura do convênio que vai beneficiar muitas mulheres vítimas de violência. Estamos juntos nesse combate à violência, e tudo o que pudermos fazer para melhorar será feito”, disse a prefeita. O convênio permitirá que mulheres vítimas de violência recebam assistência judiciária gratuita em todas as 125 Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria das Graças Perera de Mello, e a subprocuradora do Estado Mariângela Sarrubo, a concretização do convênio é a realização de um sonho antigo. “Sempre discutimos sobre a necessidade da implantação de uma assistência judiciária gratuita nas Delegacias de Defesa da Mulher, mas não conseguíamos viabilizar a nossa idéia. Hoje o convênio com a PGE é uma realidade e as mulheres só têm a ganhar com a nossa conquista”, diz Maria das Graças. “Somente nós mulheres somos vítimas de alguns casos de violência que ocorrem na sociedade. E o convênio firmado com a OAB trará grandes perspectivas para as mulheres que precisam de apoio para reivindicar seus direitos”, afirma a sub-procuradora.

Para Maria Teresa Gonçalves Rosa, delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, o convênio vem somar esforços com as DDMs. “O nosso trabalho nas delegacias vai até o registro da ocorrência. Mas o que as mulheres precisam é de ações de separação de corpos, alimentação etc. Outro implicativo é o número de violência doméstica que também é muito grande. Com esta soma de pontos vamos conseguir suprir essa lacuna da assistência judiciária para as mulheres carentes”, comemora.

Mais informações para a Imprensa pelos telefones (11) 3105-0465 ou 3241-5122, ramal 224.