Direitos Humanos protesta contra transferência ilegal de presos


07/06/2002

Direitos Humanos protesta contra transferência ilegal de presos

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB SP, João José Sady, encaminhou uma carta ao secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Marcelo Martins de Oliveira, manifestando o repúdio da Ordem sobre a transferência de presos de distritos da Capital para a Cadeia Pública de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, sem autorização da Justiça.

Segundo Sady, a CDH foi informada que os presos transferidos eram torturados e extorquidos por um grupo de detentos conhecidos como “galerias”. Eles dominavam a cadeia e tinham a autorização da delegacia para agirem de tal maneira. Ao serem interrogados, alguns presos afirmaram que as agressões serviam como “punição” por mau comportamento em cadeias de outros distritos, e que o grupo utilizava facas e revólveres para aplicar os castigos.

“Enquanto o Governo não se propor a combater de forma definitiva e imediata os problemas carcerários do Estado, jamais conseguiremos exterminar a prática de tortura e a corrupção que impera nas cadeias e presídios do Estado. Só assim teremos um país justo e democrático”,afirma Sady.

Mais informações para a Imprensa pelos telefones (11) 3105-0465 ou 3241-5122, ramal 224.