Novas Perspectivas para Resíduos Sólidos


09/08/2002

Novas Perspectivas para Resíduos Sólidos

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da OAB SP realiza nos dias 15 e 16 de agosto, às 19 horas, o seminário “Resíduos Sólidos – Novas Perspectivas”. O evento acontecerá no Salão Nobre da Ordem, na Praça da Sé, 385 – 1º andar, e contará com a presença do deputado federal e relator da Comissão Especial da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Emerson Kapaz, e do secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Fábio Feldmann. O presidente da Comissão organizadora, Márcio Cammarosano, será o responsável pela abertura e pelo encerramento das atividades.
No dia 15, Emerson Kapaz ministrará a palestra “A Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Em seguida, Oswaldo dos Santos Lucon, assessor da diretoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Cetesb, engenheiro civil pela POLI (USP), mestre em Tecnologia Limpas pela Universidade de Newscastle (Inglaterra), doutorando em Energia no Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, terceiranista de Direito nas Arcadas, USP, falará sobre “Aterros Energéticos”. O tema “Plano Diretor de Resíduos” será abordado por Werner Eugênio Zulauf, engenheiro consultor ambiental. As considerações finais da noite ficarão a cargo de Clóvis Beznos, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB SP, que também fará a abertura do dia seguinte.
No dia 16, a primeira palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Instrumentos Econômicos”, será exposta por Fábio Feldmann. Já o tema “Responsabilidade Ambiental sobre a Destinação e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos”, será debatido por Daniel Roberto Fink, promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, mestrando em Saúde Ambiental pela Universidade de São Paulo, professor de graduação e pós-graduação lato sensu do Centro Universitário UniFMU e do Núcleo de Informações em Saúde Ambiental (Nisan) da Faculdade de Saúde Pública da USP. Também é professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Escola Superior de Advocacia da OAB SP. A última apresentação sobre “Tratamento Térmico de Resíduos” será proferida por Gláucia Savin, membro da CMA da OAB SP e procuradora do município de São Paulo.

A inscrição é de R$ 10,00 para advogados e de R$ 5,00 para estudantes. Informações e inscrições pelos telefones (11) 3116-1069/1161.