SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA VISITA PRESIDENTE DA OAB SP


20/02/2004

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA VISITA PRESIDENTE DA OAB SP

A destinação exclusiva do 13 DP, da Casa Verde, para funcionar como prisão especial para advogados, sem condenação definitiva, é o saldo positivo da visita que o secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, fez ao presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, no último dia 20 de fevereiro. O secretário estava acompanhado do secretário adjunto de Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alberto Silveira Rodrigues; e do delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo. Também estavam presentes toda a Diretoria da Ordem e conselheiros seccionais.

Foi a primeira vez que o secretário esteve na OAB SP e o objetivo foi justamente estreitar relações. “Sempre quisemos ter um bom diálogo com a OAB”, disse. Receptivo, D´Urso ponderou que proposta da atual diretoria é trabalhar o conceito da responsabilidade, da transparência e do diálogo, buscando soluções para os problemas das duas instituições.

Marcelo Martins de Oliveira disse que a visita era simbólica, de respeito e consideração à OAB SP e que a Polícia tem hoje uma postura aberta e legalista. Concordou com o presidente D´Urso que é obrigação da OAB se posicionar quando um policial comete algum deslize, tomando as devidas ressalvas para não haver injustiças.

D´Urso mais uma vez respondeu, afirmando que “a atual gestão da OAB SP tem uma postura consciente, sem buscar um denuncismo a qualquer preço”. Saulo também anunciou medidas que demonstram atenção aos advogados: No projeto arquitetônico das novas delegacias, por exemplo, consta uma sala para os advogados trabalharem.