Aula Magna na FMU


05/03/2004

Aula Magna na FMU

Dentro das atividades complementares, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, proferiu uma aula magna, nesta quarta-feira (3/3), na UniFMU (Universidade das Faculdades Metropolitanas Unidas), onde ele já foi aluno e professor. A aula foi realizada no Campus Liberdade, no Auditório Nelson Carneiro e direcionada aos alunos do curso de Direito.

Além de D’Urso, participaram do evento Marco Antonio de Barros, diretor coordenador do curso de Direito, Emerson da Cunha Malheiro, assistente da coordenação do Núcleo de Prática Jurídica, Matias Alves Correia, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado, e Pedro Kurok, diretor da Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo (Caasp).

Em sua palestra, D’Urso alertou os alunos a respeito da morosidade do Judiciário, e que está deve ser uma das bandeiras levantadas pelos advogados. Ele disse que a atual geração de advogados deve lutar também para diminuir as desigualdades do país, repugnar preconceitos e, principalmente, lutar para que o ensino jurídico do Brasil seja melhorado.

Segundo ele, os alunos e até mesmo a sociedade são vítimas dessas supostas universidades de ensino, que exploram os alunos com mensalidades e não oferecem ensino digno. Por isso, a aluno deve não só observar se a instituição possui o selo de qualidade da OAB, como também deve conhecer a sua história.

D’Urso falou sobre a importância do estudante de Direito participar da Ordem, e que para isso existe o Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico. A advogado recém formado também tem espaço dentro da OAB: o Conselho do Jovem Advogado. Ele disse que, independente da faculdade que o aluno se formou, só o diploma não basta. O aluno deve se diferenciar, fazer estágios, curso e palestras.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.