Ciclo de debates sobre patrimônio genético


03/09/2004

Ciclo de debates sobre patrimônio genético

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, às 19 horas, no auditório da Caixa de Assistência do Advogado de São Paulo (Rua Benjamin Constant, 75), a Comissão do Meio Ambiente da OAB-SP - Grupo de Estudos do Patrimônio Genético - promove um ciclo de debates sobre o patrimônio genético. O evento tem a coordenação de Carlos Maluf Sanseverino, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem (CMA/OAB), Celso Antônio Pacheco Fiorillo, coordenador do Grupo de Meio Ambiente Artificial da CMA; e Antonina Gallotti Lima Leão, coordenadora do Grupo de Patrimônio Genético da CMA.

No dia 13, será debatido o tema “O patrimônio genético humano e os limites da biossegurança no Brasil”, com abertura do presidente do CMA/OAB, Carlos Maluf Sanseverino. Os expositores serão: Mayana Zats, coordenadora do Centro de Estudos de Genoma Humano da USP; Marcos Segre, professor da Faculdade de Medicina da USP; e Celso Antônio Pacheco Fiorillo do CMA/OAB.

“Biopirataria e suas implicações ambientais, econômicas e legais” será o tema de debates, do dia 14, com abertura de Celso Antônio Pacheco Fiorillo CMA/OAB. Os expositores serão: Weber Antônio Neves do Amaral, professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP; Ione Egler, coordenadora de Políticas e Programas de Biodiversidade do Ministério da Ciência e Tecnologia; e Consuelo Moromizato Yoshida, desembargadora do Tribunal Regional Federal – 3ª Região.

No último dia do evento, será debatido o tema “Alimentos transgênicos: medo do novo – aspectos biológicos e jurídicos relevantes da transgenia”, com abertura de Thales Baleeiro Teixeira, coordenador do Grupo de Estudos de Meio Ambiente Natural da CMA/OAB. Para expor os assuntos estão confirmados: Luciana Di Ciero, professora do Departamento de Ciências Florestais e Laboratório de Recursos Genéticos e Biotecnologia Florestal da ESALQ/USP; Márcio de Castro Silva Filho, professor do Departamento de Genética e Laboratório de Biologia Molecular de Plantas da ESALQ/USP; além de Antonina Gallotti Lima Leão e Celso Antônio Pacheco Fiorillo, ambos da CMA/OAB.

Mais informação e inscrição (mediante um lata de leite em pó integral) na Praça da Sé, 385, telefone 3116-1067/1074/1098.