COMPARATO PARTICIPA DA POSSE DE 14 COMISSÕES


02/05/2005

COMPARATO PARTICIPA DA POSSE DE 14 COMISSÕES

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso empossou nesta segunda-feira (02/05) 14 presidentes de comissões, em solenidade na sede da Ordem. Edson Cosac Bortolai, presidente da Comissão de Legislação, Doutrina e Jurisprudência, discursou em nome de todos os presidentes indicados. Para ele, a sociedade e a Advocacia esperam muito empenho e celeridade das comissões. A cerimônia contou com a presença do jurista Fábio Konder Comparato, que preside a Comissão de Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal.

D´Urso destacou o trabalho dessas comissões que já atuam intensamente. “Hoje temos quase 50 comissões. E a palavra que destaco para esses advogados que trabalham na OAB SP é doação. Doamos nosso tempo para atender aos mais elevados ideais que acalentamos: igualdade, fraternidade e justiça. Temos a satisfação de servir ao projeto de defender os interesses da nossa classe e a obrigação de manter acesa a chama desses ideais no coração dos 250 mil advogados paulistas. Disponibilizamos uma parcela significativa de nosso trabalho para engrandecer a OAB SP”, afirmou D´Urso.

Durante seu discurso, o presidente destacou o trabalho que vem sendo realizado na Seccional Paulista e os projetos que estão em pauta nessa gestão.“Estamos profissionalizando os serviços da OAB SP, com produtos como a intimação on line; e dando mais autonomia as subsecções do interior. E, principalmente, estamos retomando nosso lugar na sociedade, comparecendo no Congresso Nacional, participando ativamente dos grandes movimentos, dos momentos históricos do Brasil, como foi a luta contra a MP 232. Mas o mais importante até agora foi o projeto de criminalizar as violações as nossas prerrogativas profissionais. Temos um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados para que aquelas autoridades que tripudiam e agridem a advocacia sejam punidas”, enfatizou D´Urso.

O jurista Fábio Konder Comparato, participou da solenidade lembrando a importância da OAB e da comissão que preside.“Além da defesa da democracia, nosso estatuto nos impõe a defesa do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da justiça social e nada disso pode ser realizado sem que haja uma defesa intransigente dos princípios da república e da democracia. A república aqui é entendida como a supremacia do bem comum do povo sobre todos os interesses particulares, até mesmo de interesses próprios de entidades estatais que muitas vezes atuam contra o interesse do povo. E a democracia é o exercício efetivo da soberania popular, que é o poder de fixar as grandes diretrizes governamentais e decidir as grandes questões que interessam a nação brasileira e também a de fiscalizar e responsabilizar os agentes públicos”, finalizou Comparato.
A seguir a lista dos presidentes empossados

Comissão do Advogado Assalariado
Cláudio Antonio Guimarães

Comissão de Arbitragem
Marcelo Antonio Muriel

Comissão de Assuntos e Estudos do Direito do Trânsito
Cyro Vidal Soares da Silva

Comissão Especial de Assuntos Institucionais
Jarbas Andrade Machioni

Comissão de Correição
José Eduardo Mônaco

Comissão de Defesa da Advocacia - Núcleo Criminal
Francisco Lobo da Costa Ruiza

Comissão de Defesa da República e da Democracia
Cícero Harada

Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico
Marcelo Manhães de Almeida

Comissão de Direito Internacional
Eduardo Tess Filho

Comissão de Estudos sobre Idosos
Flávio Crocce Caetano

Comissão de Legislação, Doutrina e Jurisprudência
Edson Cosac Bortolai

Comissão de Reforma do Judiciário
Ricardo Tosto de Oliveira Carvalho

Comissão de Segurança Pública
Evandro Fabiani Capano

Comissão especialmente criada para elaborar proposta de modificação da Lei dos crimes hediondos:
Vicente Greco Filho