ADVOGADA ESCREVE LIVRO SOBRE MULHERES PIONEIRAS


21/10/2005

ADVOGADA ESCREVE LIVRO SOBRE MULHERES PIONEIRAS

Advogada escreve livro sobre mulheres pioneiras

A advogada aposentada Hebe C. Boa-Viagem Costa acaba de lançar o livro “Elas, as pioneiras do Brasil”, da Scortecci Editora, contando a trajetória de 60 mulheres que mudaram a história do país com suas lutas contra costumes, religião e leis que restringiam a participação ativa da mulher na sociedade.

Entre todas as mulheres biografadas, apenas Joênia de Carvalho, que fecha o livro, é personagem da atualidade. Nascida em Roraima, Joênia é a primeira mulher indígena formada em Direito no Brasil e milita na defesa de seu povo, os índios.

A primeira mulher a surgir nas páginas de Hebe também é indígena: Madalena Caramuru, a primeira mulher letrada do Brasil e a primeira a exigir direitos humanos na terra recém descoberta.

Dispostas cronologicamento, as biografias traçam um paralelo da vida dessas mulheres com a história do Brasil, mostrando a conquista das mulheres como o direito ao voto e da carreira profissional.

Nascida em Macatuba, São Paulo, Hebe cursou biblioteconomia, psicologia, ciências sociais e direito. Atuou como advogada e professora de educação na rede estadual de ensino. Foi também diretora de currículo da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.