FROSSARD E ZULAIÊ PARTICIPAM DE DEBATE NA OAB SP


03/03/2006

FROSSARD E ZULAIÊ PARTICIPAM DE DEBATE NA OAB SP

Evento comemora Semana do Dia Internacional da Mulher

As deputadas federais Denise Frossard e Zulaiê Cobra Ribeiro participam do debate “ A Relação da Mulher com o Poder’, dentro da semana de comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovida pela OAB SP, no dia 9 de março, às 10 horas, no salão nobre da entidade – Praça da Sé, 385, 1 andar. A abertura do evento e a recepção das convidadas serão feitas pela vice-presidente da Ordem, Márcia Regina Machado Melaré, e a presidência da Mesa caberá à conselheira Tallulah Kobayashi Andrade Carvalho, diretora adjunta da Mulher Advogada.

Segundo Melaré, a escolha de Frossard e Zulaiê decorre da ligação das duas parlamentares com o mundo jurídico e de suas atuações marcantes nas CPIs do Mensalão : "As duas parlamentares convidadas exibem uma postura de independência e de firme convicção e caráter.São exemplos de mulheres que fazem a história deste país", afirma Márcia Melaré.

A primeira é juíza aposentada da Vara Criminal do Rio de Janeiro e a segunda, advogada criminalista e conselheira da Seccional Paulista da OAB SP, triênio 83/85. “ Ambas podem dar uma visão realista do papel da mulher no Judiciário e nas instâncias de poder. Hoje, ingressam mais mulheres do que homens nos quadros da OAB SP. Nos três últimos anos, por exemplo, se inscreveram 35.873 novas advogadas e 32.763 novos advogados”, afirma Melaré. No total de inscritos ativos, os homens ainda superam as mulheres. São 116.948 contra 93245. Desta soma, as estagiárias também são maioria 9.639 contra 8.772 estagiários.


A vice-presidente ressalta que o debate das duas parlamentares e operadoras do Direito abordará as questões específicas das mulheres , o combate à corrupção, o crime organizado e a realidade brasileira. Frossard, enquanto juíza, proferiu sentença histórica, ao condenar a cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro à prisão máxima por formação de quadrilha. Para Frossard, a corrupção “ é um vírus – um elemento corrosivo – com elevado poder de destruição do tecido social”.

Zulaiê Cobra Ribeiro, que a vida toda militou no Direito Criminal, tem sido uma das parlamentares mais combativas nas CPIs , tendo integrado a CPI do Mensalão e participado das Comissões dos Bingos e dos Correios, que apuram envolvimento do Poder Público em denúncias de corrupção. Também foi relatora do projeto de Reforma do Judiciário e do decreto que criou as Delegacias de Defesa da Mulher.

Mais informações, na Assessoria de Imprensa da OAB SP, pelos telefones 3291-8175/82.