CEZAR BRITTO SERÁ O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DA OAB E SP CONQUISTA DIRETORIA


16/01/2007

As eleições estão marcadas para 31 de janeiro, mas Britto concorre em chapa única.

O presidente da OAB-SP – Luiz Flávio Borges D’Urso – recebeu com satisfação a indicação do atual secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Raimundo Cezar Britto, para concorrer como candidato único à presidência do Conselho Federal, marcada para 31 de janeiro, depois que o atual vice-presidente do Conselho, o mineiro Aristóteles Atheniense, anunciou que não disputará a presidência, deixando Cezar Britto sozinho na disputa.  

Conforme D’Urso, trata-se de um nome forte, com bom trânsito em diversos setores sociais.  “Cezar Britto vem se posicionando em ressonância aos apelos da sociedade brasileira. Tem defendido um país mais justo e com justiça acessível a todos os brasileiros. Também atua como advogado de entidades sindicais, movimentos populares e organizações não-governamentais. Tem profunda compreensão social do País”, diz D’Urso, que comemorou também  a conquista de uma vaga na Diretoria para São Paulo na nova Diretoria nacional, que será preenchida pelo conselheiro federal Alberto Zacharias Toron que, segundo o presidente da OAB SP, “muito irá colaborar com a nova gestão, pois levará para a Diretoria do CF a força de São Paulo”.

Um colégio eleitoral, formado por três conselheiros de cada seccional que acabam de ser eleitos em seus respectivos estados, consagrará o nome de Cezar Britto. Por São Paulo participam do colégio Alberto Zacharias Toron, Norberto Moreira da Silva e Raimundo Hermes Barbosa. O futuro presidente do Conselho Federal da OAB é sergipano, nascido no município de Própria. Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, destacou-se na participação no movimento estudantil.

Sua militância na Ordem dos Advogados iniciou em 1993, quando foi eleito conselheiro estadual. Em 1998, chegou à presidência da seccional de Sergipe. Na última eleição elege-se secretário-geral do Conselho. Britto também é vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e professor permanente da ESA (Escola Superior da Advocacia), da OAB-SP. Assim, Cezar Britto - primo do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto - será o segundo sergipano a presidir o Conselho Federal.