BRAZ MARTINS NETO É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EXAME DE ORDEM


30/01/2007

O conselheiro, na última gestão, ocupou o cargo de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP.

 

Tão logo foi designado presidente da Comissão de  Exame de Ordem da OAB SP,  no dia 15 de janeiro, o conselheiro Braz Martins Neto já  começou a trabalhar. Afinal, a primeira fase do Exame de Ordem n 131 estava marcada para 21 de janeiro e mereceu atenção especial do novo presidente, que esteve presente nos dois locais de realização da prova na Capital: os prédios da Uninove e Unip. Até o ano passado, Braz presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, mantendo-se  como corregedor do mesmo Tribunal,na atual gestão 2007/2009.

 

Braz Martins Neto tem opinião formada sobre algumas questões que permeiam o Exame de Ordem, como a unificação da prova. “ A unificação da  data é possível, até porque combateria os candidatos  que buscam realizar a prova em Estados, nos quais  consideram as provas mais fáceis, burlando as duas situações previstas no Edital: local onde se formou ou onde mantém domicílio eleitoral .  Quanto ao conteúdo, não me parece razoável, porque pode comprometer a segurança do Exame em decorrência da logística que envolve a elaboração das questões e distribuição dos cadernos de prova”, adverte.

 

De acordo com Braz, não há muito o quê inovar no Exame de Ordem diante da  brilhante gestão anterior, conduzida pela conselheira Ivette Senise Ferreira. “Foi um trabalho eficiente e de qualidade que assegurou o respeito ao Exame de Ordem”, avaliou Braz. Para o novo presidente, a necessidade da existência do Exame de Ordem é hoje  inquestionável, rechaçando projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que pedem sua extinção. “O Exame é uma providência necessária para poder fazer uma avaliação da aptidão do futuro advogado diante da enorme oferta de vagas dos cursos de Direito, que não vêm realizando uma seleção de ingresso para saber se o candidato está efetivamente apto a realizar um curso superior; nem mantendo a necessária qualidade do ensino jurídico”, garante Braz.

 

O resultado da primeira fase do Exame de Ordem 131 será divulgado no dia 2 de fevereiro e a prova da segunda fase está marcada para o dia  25 de fevereiro de 2007 .  Braz tem expectativa de que os resultados dessa prova sejam melhores. “ O Exame 128, realizado em janeiro do ano passado, registrou ao seu final o segundo pior resultado dos 35 anos de Exame de Ordem, com aprovação de apenas 11,42% dos inscritos. Espero que, doravante, melhore o desempenho dos candidatos”, conclui.