SEMINÁRIO SOBRE O COOPERATIVISMO


17/04/2007

O evento acontece no dia 15 de maio, a partir das 8 horas, no salão nobre.

A Comissão de Cooperativismo da OAB SP, com apoio do CECRESP, SICOOB e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, promove o "I Seminário de Cooperativismo de Crédito da OAB SP", no dia 15 de maio, das 8h às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar).

Cooperativismo são associações autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, visando realizações econômicas, sociais e culturais, contribuindo para a criação de uma sociedade democrática e coletiva. No país, vários segmentos, de escolas ao transporte público, do comércio a produtores rurais, de médicos e dentistas a catadores materiais recicláveis atuam dentro de cooperativas.

A Comissão da OAB SP dá suporte a um setor que cresce a passo largos, exigindo que se conheçam as formas de organização de cooperativas, seus problemas tópicos, iniciativas governamentais para o setor, licitação pública, terceirização, aspectos societários e tributários, importância econômica das cooperativas, regulação, autonomia, entre outros.

A partir das 9 horas, Fábio Telles Siqueira, assessor jurídico do SICOOB Central Crecesp, Bruno Guimarães Rodrigues, assessor jurídico do SICOOB Central Cocecrer, e Marco Aurélio Bellato Kaluf, assessor jurídico do OCB, discorrerão sobre "Aspectos Gerais e Jurídicos do Cooperativismo de Crédito".

Às 10h45, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, consultor do DEORF do Banco Central do Brasil; Alexandre Santos de Aragão, advogado, procurador do Estado do Rio de Janeiro, professor do mestrado da Universidade Cândido Mendes e da pós-graduação da FGV SP e RJ; e Adriano Candido Stringhini, advogado da Finep/MCT e professor de Direito Administrativo Econômico do CEU e da ESA, falarão sobre "O Papel do Banco Central do Brasil como Órgão Regulador do Sistema".

Às 13h30, Manoel Messias da Silva, coordenador do CECO/OCB e presidente do SICOOB Central Cecresp; e Ricardo Berlizio Senra, assessor jurídico do SICOOB Brasil; tratarão de "Organização do Sistema Cooperativo de Crédito Brasileiro". Às 14h45, Carlos Antonio Barbosa, consultor do SICOOB Central Cecresp; e José Eduardo Gibello Pastore, vice-presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB SP e assessor jurídico do SICOOB Cooperac; falarão sobre "O Sucesso das Cooperativas de Crédito "cases" e suas principais Operações Estratégicas".

Às 16h15, Antonio Luis Guimarães de Álvares Otero, presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB SP; e Gerardo Figueiredo Jr. , membro da mesma comissão, discutirão "A Cooperativa de Crédito para Advogados". Às 17h, haverá a posse solene dos membros da comissão. Inscrições na sede da OAB SP ou pelo site

www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.