MENSAGEM PARA OS CONTABILISTAS


25/04/2007

 

 

Nos últimos anos, contabilistas e advogados cristalizaram uma parceria por meio de inúmeros movimentos voltados para a defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania.  O primeiro foi a Campanha ‘ Chega de Abuso “contra a excessiva Carga Tributária, que buscou conscientizar a população sobre o peso dos tributos, que vem afetando negativamente a vida de todos os brasileiros. Também construímos com apoio de mais de mil entidades a  Frente Nacional Contra a Medida Provisória 232/2005, que aumentava a base de cálculo da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para os prestadores de serviço e sociedades uniprofissionais, tributadas pelo lucro presumido.  Foi um mobilização que ficou na história da sociedade civil organizada.

 

Da mesma forma, as duas entidades representativas de advogados e contabilista  – OAB SP e Sescon -  lideraram  movimentos contra a MP 275/2005, que revia as faixas de incidência das alíquotas das micro e pequenas empresas cadastradas no simples, e Contra a Corrupção, que levou às ruas do centro de São Paulo mais de 10 mil pessoas. Esse movimento nasceu da a primeira Vigília Cívica Contra Corrupção, realizada na OAB SP com proposta de demonstrar ao Congresso Nacional a imensa insatisfação da sociedade com a perpetuação dos esquemas de corrupção; pressionar de forma legítima o Parlamento, exigindo apuração das denúncias de pagamento de propinas em estatais e do chamado mensalão a deputados da base aliada do governo federal.

 

Pelas bandeiras de luta e alianças que nos irmana,  neste dia 25 de abril - Dia do Contabilista – espero que todos os profissionais da contabilidade recebam a saudação dos 250 mil advogados do Estado de São Paulo.

 

Luiz Flávio Borges D’Urso

Presidente da OAB-SP