OAB SP PARTICIPA DA FENALAW -2007


16/05/2007

Em sua quarta edição, foi aberta na última terça-feira (15/5), no Centro de Convenções Frei Caneca, a Fenalaw - Congresso e Exposição de Administração Legal, considerada o maior evento da América Latina voltado para o setor de produtos e serviços direcionados aos escritórios de advocacia.

Na solenidade de abertura do evento, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, destacou a importância da feira, que traz inúmeras novidades ao público, disponibilizando em um só espaço as novas tecnológicas para o setor, que podem ser conhecidas e negociadas com dezenas de expositores e fornecedores, incluindo editoras de obras jurídicas, fornecedores de software-hardware, de móveis para escritório e de outros bens indispensáveis ao exercício profissional.  D´Urso também destacou a iniciativa e o trabalho pioneiro de Anna Luiza Boranga, presidente da Fenalaw. 

“É importante frisar a importância do evento, em seu quarto ano, que vem se aperfeiçoando e ampliando horizontes. A possibilidade desta parceria entre a OAB SP e a Fenalaw é muito significativa por reunir entidades de classe em torno de um objetivo comum, que é criar um momento de debate sobre temas que dizem respeito à administração de escritórios e também um espaço para que os fornecedores possam trazer as últimas novidades de material e de serviços de apoio aos escritórios, tudo num único momento e num único lugar”, destaca D’Urso.

Segundo o presidente da OAB SP, para os escritórios maiores, que já estão bem estruturados e bem administrados, esse é um momento de troca de experiência, buscando sempre o aperfeiçoamento administrativo e aqueles que estão montando o primeiro escritório, têm a grande oportunidade de aprender o ABC como se organiza uma sociedade de advogado. “Não há nenhum outro evento que se compare a esse, cujo  objetivo é  discutir tendências de mercado e apresentar os produtos e serviços voltados ao setor, além de um congresso que vai reunir especialistas em marketing, planejamento, administração e gerenciamento financeiro, debatendo planos de carreira e sucessão para advogados, organização de departamentos jurídicos”, ressalta.

 

Carlos Eduardo Uchoa Fagundes, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo, destacou que a idéia de integração de várias entidades de classe é bem-vinda, especialmente para os escritórios de advocacia. “O escritório de advocacia é uma empresa como outra qualquer, embora com uma finalidade específica, mas tem que se organizar como uma empresa. Por isso, precisamos formatar um tipo de administração coerente e capaz de se adequar a todos os tipos de escritório de advocacia”, analisa o presidente do CRA-SP.

 

O presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo), Sérgio Pinheiro Marçal, lembrou que, como membro de uma sociedade de advogados conhece na prática a importância das ferramentas de administração. “Hoje, a advocacia cada vez mais se ressente da necessidade de técnicas de administração e ferramentas de informática. Isso é essencial na vida de um advogado”. O presidente da AASP destacou que pesquisa recentemente, feita pela entidade com o DataFolha,  constatou que entre 70% e 80% do exercício da advocacia são feitos ainda pelo advogado, individualmente ou com um colega de escritório. “Parece que a tônica cada vez mais é a associação entre advogados e cada vez mais existirão sociedades de advogados, que demonstram ser a forma mais adequada de se atuar num campo árido e competitivo”, frisou Marçal.

 

Sérgio Pinheiro Marçal lembrou ainda que a nova lei do processo eletrônico traz uma nova realidade à advocacia, uma necessidade de informatização, aquisição de equipamentos. “Cada dia mais, a administração da sociedade se tornará mais sofisticada. Ou seja, este é um evento oportuno, de extrema importância para os advogados”.

 

Representando a presidente do IASP (Instituto do Advogado de São Paulo), Maria Odete Bertasi, o advogado José Horácio Ribeiro acrescentou que “neste contexto que vivemos, os representantes das principais entidades de classe, quer seja de administração quer seja da advocacia, sabem que é preciso resgatar valores e dar passos de excelência. É nesse momento que a Fenalaw se situa”.

 A feira reúne fabricantes de softwares, editoras, gráficas, empresas de consultoria, escritórios de contabilidade e de marketing, todos voltados para o universo jurídico, além de especialistas na área para uma série de palestras e debates.