LIVRO SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA


29/06/2007

Obra coletiva será lançada nesta segunda-feira (2/7), em Brasília.

Será lançado nesta segunda-feira (2/7), às 19 horas, no restaurante Carpe Diem, em Brasília, o livro ‘Comunicação Pública – Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público’, que traz um conjunto de artigos assinados por 13 especialistas na temática, entre profissionais da comunicação e advogados militantes. Publicado pela Editora Atlas, o livro tem a coordenação do Jornalista, relações-públicas, mestre e doutor em Comunicação Social, Jorge Duarte. Entre os autores dos artigos selecionados, está a advogada Adriana Arantes Studart Corrêa, membro da Comissão de Direito da Comunicação Social da OAB-SP.

 

O livro analisa a comunicação pública em todas as suas vertentes e pontos de vista, incluindo o cidadão, sistema mediático, aparato estatal, partidos políticos, terceiro setor e empresas privadas. O corpo de autores, formado por pesquisadores e intelectuais de diferentes formações, apresenta não apenas os conceitos básicos do tema, mas também sua relação com a comunicação organizacional, cidadania, direito, relações públicas, gestão pública, publicidade, marketing e imprensa, assim com o uso dos conceitos na rotina profissional.   

 

Além da apresentação do professor Bernardo Kucinski, o conteúdo do livro é composto pelos artigos ‘Conceito da comunicação pública’ (Elizabeth Pazito Brandão), ‘Singularidade da comunicação pública’ (Graça França Monteiro), ‘Comunicação pública, esfera pública e capital social’ (Heloiza Matos), ‘Instrumentos de comunicação pública’ (Jorge Duarte), ‘Comunicação e opinião pública’ (Ana Lúcia Romero Novelli), ‘Comunicação e política’ (Venício de Lima), ‘Comunicação e cidadania’ (Márcia Matsuuchi Duarte), ‘Cidadania ativa e liberdade de informação’ (Adriana Studart), ‘Comunicação, iniciativa privada e interesse público’ (Wilson Bueno), ‘Comunicação e terceiro setor’, (Cicília Peruzzo), ‘Imprensa e interesse público’ (Armando Medeiros de Faria), ‘Publicidade do poder e poder da publicidade’ (Luiz Martins da silva).

 

O livro também traz o artigo ‘Caso Radiobrás: compromisso com a verdade no jornalismo de uma empresa pública’, do jornalista e ex-presidente da estatal de radiodifusão, Eugênio Bucci. Os direitos autorais de obra foram cedidos pelos autores à Associação Brasileira de Crianças Portadoras de Câncer e Homopatias (Abrace)