XII SEMINÁRIO DE ÉTICA PROFISSIONAL


27/09/2007

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, abriu, nesta quinta-feira (27/9),às 9 horas,  o “XII Seminário de Ética Profissional”, no auditório Walter Maria Laudísio, na CAASP, promovido pela 1ª Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP (TED). D´Urso chamou a atenção para a importância dos temas tratados no seminário, como limites dos honorários, mediação e conciliação e a publicidade na profissão e a ética, questões que vêm sendo reavalidas à luz de uma nova realidade.

 

Fábio Romeu Canton, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, também participou da cerimônia de abertura e ressaltou a importância do evento e dos temas que seriam debatidos no seminário.“Desde a primeira campanha para eleger o presidente D´Urso eu dizia que a OAB não seria a mesma depois dele. E agora a cara da OAB SP já é outra. Eu quero também destacar o trabalho de Carlos Roberto Mateucci à frente da Turma de Ética Profissional. Hoje, nesse seminário, trataremos de temas atuais e sempre presentes na vida do advogado, especialmente honorários e publicidade. Não são poucas as dúvidas que aparecem quanto à publicidade no exercício da profissão. De modo que o evento de hoje será muito importante para os advogados”, afirmou Canton.

 

O presidente da Turma de Ética Profissional, Carlos Roberto Mateucci, frisou também a importância do seminário e da dedicação de todos para a realização do evento. “Nesse ano o seminário abordará três temas, honorários, publicidade e mediação e conciliação, que foram desenvolvidos por três grupos de estudos desse Tribunal e hoje as conclusões serão apresentadas em caráter inédito nesse evento. É importante ressaltar que nossa preocupação foi escolher temas capazes de potencializar nossa atividade profissional e permitir que ela se desenvolva cada vez de modo satisfatório. Nossa proposta é encontrar sugestões e modificações capazes de melhorar e adaptar cada um dos temas escolhidos para a nossa realidade atual.”

 

O s coordenadores do evento, Benedito Edison Trama e Fábio Kalil Vilela Leite, falaram sobre o seminário, que aconteceu pela primeira vez em 1996.“Passaram por aqui advogados ilustres como Miguel Reale e Ives Gandra Martins e tantos outros preparados para falar sobre ética. A partir de 2005, trazemos membros do TED para debater os temas, já que convivem com os problemas diariamente”, explicou Trama.

 

“Este seminário se propõe a dar dinamismo ao Direito mas restrito a nossa normatização interna. Consta do Código de Ética e Disciplina que o advogado deve contribuir para o aprimoramento das instituições de Direito e das leis, inclusive as nossas. Então esse é o trabalho que devemos fazer”, concluiu Leite.