D´URSO FAZ PALESTRA NA REUNIÃO-ALMOÇO DO IASP


08/10/2007


O Instituto dos Advogados do Brasil promoveu na última sexta-feira (5/10), às 12h30, no Hotel Renaissance, reunião-almoço, que teve como palestrante o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, que abordou“ A Advocacia Hoje e seu Futuro”. Participaram inúmeros diretores e conselheiros da OAB SP, além de dezenas de advogados ligados ao  Instituto e à Ordem. Também participaram como integrantes da mesa dos trabalhos,  Antonio Correa Meyer, presidente do Cesa , e Sérgio Pinheiro Marçal, presidente da AASP.

 

Maria Odete Duque Bertasi, presidente do IASP, explica que  tradicionalmente, o Instituto realiza   estas reuniões mensais, na qual um palestrante traz um tema relevante para  a comunidade jurídica. “ O presidente D´Urso, um líder que merece todo nosso respeito e apreço,  levantou o  tema do futuro da Advocacia e do ensino jurídico que preocupam o Instituto”, explica Bertasi.

 

Em sua análise, o presidente D´Urso concentrou grande parte de sua abordagem nas questões que impedem o Judiciário Paulista de ser mais eficiente e ágil, atendendo os anseios dos operadores do Direito e do jurisdicionado.  A falta de recursos é uma de suas preocupações, inclusive com a possível redução de  7,2% para 4,6%  da parcela do Judiciário no Orçamento estadual do próximo ano. Segundo ele, é  inaceitável que o Judiciário do maior Estado brasileiro, responsável pela metade dos feitos que tramitam no país,  tenha uma redução de sua fatia orçamentária. Os problemas enfrentados pelo Judiciário,  hoje, cuja faceta mais visível é a morosidade, deve-se, em grande parte,  a um  orçamento insuficiente para enfrentar suas demandas.