CNJ ALTERA DOMÍNIO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS DA JUSTIÇA


20/02/2008

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que, a partir do mês de março, os endereços eletrônicos do Poder Judiciário serão padronizados e terão seu domínio mudado de "gov.br" para "jus.br".

A medida foi publicada no Diário Oficial em 21 de dezembro de 2007 e os tribunais terão até a mesma data de março para efetuar as mudanças. As regras para alteração de domínio e as tabelas que estabelecem os endereços eletrônicos estão na Resolução 45 de 17 de dezembro de 2007. O objetivo da mudança, segundo o CNJ, é valorizar a independência dos Poderes.

 

A implantação do modelo de gestão e o estabelecimento das diretrizes e normas que permitirão a integração e a unificação dos sites será gerida pelo CNJ. Outra prerrogativa do Conselho será a de acompanhar, analisar e controlar a concessão dos domínios às instituições do Judiciário.

 

Os certificados digitais emitidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) com o antigo domínio poderão ser utilizados até o final da validade. A nova regra permite ainda o uso de acentos, hífen e cedilha na escrita dos endereços eletrônicos.