AÇÃO SOCIAL E CAIXA LANÇAM CAMPANHA DO LIVRO INFANTIL


31/03/2008

 

A partir desta quarta-feira (2/4),  a Comissão de Ação Social da OAB SP e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) lançam a “Campanha do Livro Infantil”. Dados do Ministério da Cultura e da Educação e também da Câmara Brasileira do Livro mostram que o Brasil tem um dos mais baixos índices de leitura do mundo: os brasileiros lêem 1,8 livros/ano (dados de 2005) contra 26 da Finlândia, 7 da França, 5,1 dos Estados unidos, 4,9 da Inglaterra e 2,4 da Colômbia. E mesmo entre os estados brasileiros existe uma grande diferença no número de leitores. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são lidos 6,5 livros por ano.

 

“ Além da falta de hábito, os especialistas falam em baixo poder aquisitivo da população como um empecilho para a compra de livros não-didáticos. Com isso, 73% dos livros estão concentrados nas mãos de 16% da população. Outro fator que impede o acesso aos livros é o índice de analfabetismo funcional do país: 38%, contra 7% da Suécia, 14% da Alemanha, 21% dos Estados Unidos e 21% da Inglaterra”, diz Ligia Roxo, presidente da Comissão de ação Social.

 O lançamento ocorre no Plenário dos Conselheiros da Ordem (Praça da Sé, 385, 2º andar), às 19 horas.Entre os dias 2 de abril e 31 de dezembro, as sedes da OAB SP (Praça da Sé, 385) e da CAASP (rua Benjamin Constant, 75) estarão recebendo doações de livros infantis que serão doados para entidades cadastradas.