CORECON SP PROMOVE CONGRESSO SOBRE ECONOMIA PAULISTA


30/06/2008

O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon SP) promove o “1º Congresso Paulista de Economia”, nos dias 3 e 4 de julho, no hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, 150). O objetivo do evento é promover o debate sobre as perspectivas, os cenários e o futuro da economia paulista e será aberto pelo governador José Serra.

A partir das 10h30, Paulo Francini, diretor titular do DEPECON – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da FIESP, membro do Conselho de Administração da Gradiente Eletrônica S/A e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Genius, será o palestrante em “A Força da Indústria Paulista”. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ex-presidente da Associação Brasileira de Agribusiness e da Sociedade Rural Brasileira, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getulio Vargas e professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, será o expositor em “Cenários da Agricultura Paulista”. Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, ex-presidente da Associação Comercial de São Paulo, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, do Conselho Deliberativo Nacional do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); discorrerá sobre “A Força do Interior Paulista”.

Às 16 horas, Márcio Lara, engenheiro civil, especialista em Engenharia de Transportes com ênfase em Engenharia de Tráfego, engenheiro do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Santos, atual Secretário de Governo da Administração e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, será o palestrante em “Desenvolvimento da Baixada Santista: Perspectivas de desenvolvimento Sustentável”. Sérgio Mattos, economista, mestrando em Gestão de Negócios pela Universidade de Évora, Portugal, com especialização em Gestão Estratégica de Empresas. Consultor na Prefeitura Municipal de Sorocaba, e Daniel de Jesus Leite, graduado em Engenharia de Processos Industriais, com MBA em gestão Empresarial pela FGV, diretor regional titular do CIESP Sorocaba e secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, serão os expositores em “Sorocaba Preparada para o Futuro.

Wellington dos Santos, professor da Universidade Anhanguera, delegado Municipal de Economia de Caçapava e Perito Judicial do Estado de São Paulo, falará sobre “Desenvolvimento do Vale do Paraíba: oportunidade de investimento e concentrações de negócios”; e Reinaldo Cafeo, doutorando em Economia, mestre em Comunicação, com especialização em Engenharia Econômica, professor universitário na graduação e pós-graduação, conselheiro do Conselho Regional de Economia, vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru e diretor da Associação Comercial de Bauru, será o palestrante em “Potencial Econômico de Bauru”. Paulo César Adani, professor de Economia na PUC Campinas, delegado regional do CORECON em Campinas, membro da Junta de Recursos Tributários de Campinas representando o CORECON, conselheiro da Associação de Crédito Popular Solidário de Campinas, membro e consultor do IBEF, Perito Econômico, Financeiro e Forense, falará sobre “A Região Metropolitana de Campinas: desafios e oportunidades”; e Hipólito Martins Filho, economista, pós-graduado em Gestão Avançada de Negócios e MBA Executivo, delegado regional de Economia e professor universitário, finaliza o evento no dia 3 com a palestra “São José do Rio Preto: terra de oportunidades”.

No dia 4, a partir das 9 horas, Paulo Rabello de Castro, Ph.D. pela Universidade de Chicago, EUA, ex-editor e redator-chefe da revista Conjuntura Econômica, da Fundação Getúlio Vargas e presidente do Conselho de Planejamento Estratégico da Fecomércio / SP; e Alkimar Moura, economista pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Economia pela University of California e doutorado em Economia pela Stanford University e professor titular do Fundação Getulio Vargas, serão os expositores em “Brasil Investiment Grade: impactos no mercado financeiro”. Paulo Tenani, professor de Finanças Internacionais da Fundação Getúlio Vargas, PhD pela Columbia University, discorrerá sobre “Brasil Rumo ao Investiment Grade: impactos no mercado financeiro”.

Nabil Shyoun, membro do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais no Brasil e do Conselho Consultivo para a América Latina do International Council of Shopping Center - ICSC, sediado em Nova York, será o palestrante em “Os Shopping Centers e sua Importância na Economia Paulista”. Fernanda Della Rosa, economista, pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP e consultora na Fecomercio, falará sobre “O Potencial do Comércio Paulista”. Celina Martins Ramalho, vice-presidente cultural da Ordem dos Economistas do Brasil, conselheira do CORECON-SP, doutora em Economia de Empresas pela FGV-SP, mestre e bacharel em Economia pela PUC-SP eprofessora dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da EAESP-FGV, debaterá “Selo de Qualidade Corecon SP”.

Marcos Fernandes Gonçalves, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of London, UL, Inglaterra, será o palestrante em “Qualidade no Setor Público no Estado de São Paulo”. José Avelino Franco do Amaral, economista, delegado regional de Economia, diretor geral da Associação de Ensino Faculdades Bandeirantes de Ribeirão Preto, Conselheiro do Condema e  ex-secretário de Turismo e Esportes de Ribeirão Preto; e Afonso Reis Duarte, secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, ex-conselheiro do Corecon-SP,  ex-eelegado regional de Ribeirão Preto e membro do Sindicato dos Economistas de São Paulo, discorrerão sobre “Ribeirão Preto e as Oportunidades para o Século XXI” e Álvaro Barboza Santos, economista, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Unesp/PP e delegado do Conselho Regional de Economia em Presidente Prudente, falará sobre “Novas Perspectivas Econômicas que se Abrem na Região do Oeste Paulista”.

Alair Orlando Barão, economista, professor universitário, pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial e delegado regional da Delegacia de Araçatuba do Corecon-SP, tratará de “Araçatuba: sinônimo de desenvolvimento e crescimento sustentável”. Guilherme Renato Moreira, economista, mestre em Economia pela USP, coordenador do curso de Economia do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí e economista da FIPE; e José Antonio Parismoschi, administrador de empresas, MBA em Finanças pela FGV, secretário de Finanças de Jundiaí, ex-professor da FAAP e presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Jundiaí; serão o palestrante em “Diagnóstico Econômico da Região”.

Nancy Gorgulho Braga, conselheira do Corecon-SP, coordenadora da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentado do Corecon-SP, economista, mestre em Economia Política e doutoranda em Business Administration na FCU, professora de Graduação e Pós-Graduação e Coordenadora do Núcleo Educacionista de Campinas e Região, será a expositora em “Diagnóstico Econômico da Região. O ministro da Fazenda Guido Mantega fará o encerramento do evento.

Inscrições e informações no site www.coreconsp.org.br.