I SEMINÁRIO DE MEDICINA LEGAL,TELEMEDICINA E PERÍCIAS CRIMINAIS


06/08/2008

O presidente, Luiz Flávio Borges D´Urso, e a vice-presidente da OAB SP, Márcia Regina Machado Melaré, farão a abertura do “I Seminário de Medicina Legal, Telemedicina e Perícias Criminais”, nos dias 7 e 8 de agosto, respectivamente, às 9 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). O presidente da CAASP, Sidney Uliris Bortolato Alves, também estará participará da abertura do evento.

 Promovido pela Comissão da Mulher Advogada e Comissão de Direito militar da OAB SP, pelo Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo e pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, o seminário terá dois painéis por dia de evento. No 1º painel,a partir das 10 horas, Chao Lung Wen, professor associado e chefe de Telemedicina na Faculdade de Medicina da USP, presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e membro consultor científico da Comissão de Direito Militar da OAB SP, será o expositor em “A Telemedicina na Segurança Nacional – O Homem Virtual – Sua importância nas Forças Armadas” e Norberto da Silva Gomes, advogado criminalista, professor de Medicina Legal e Entomologia Forense na Unicamp/Unesp, membro do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e ex-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB SP, discorrerá sobre “A Importância das Perícias nas Investigações Criminais e no Direito Penal”.

 

No 2º painel, às 13h45, Lilian Piñero Marcolin Eça, biomédica, doutora em Biologia Molecular pela Unifesp e presidente do Instituto de Pesquisa de Células-Tronco, falará sobre “As Pesquisas das Células-Tronco” e Antônio José Eça, médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria, mestre em Psicologia Social pela Universidade São Marcos e membro consultor científico da Comissão de Direito Militar da OAB SP, será o palestrante em “A Psiquiatria Aplicada ao Direito Penal”. Helena Maria Diniz, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, será a presidente da mesa.

 

No dia 8, às 10 horas, Fortunato Badan Palhares, médico legista e professor aposentado de Medicina Legal da Unicamp, médico anátomo-patologista e membro consultivo científico da Comissão de Direito Militar da OAB SP, será o palestrante em “A Gravidade de um Erro Pericial” e Lucila Maria Lopes de Carvalho, bióloga, especialista em Entomologia Forense pela University of Hawaii ar Manoa, pós-doutoranda em Entomologia Forense pela Unesp de Rio Claro e membro consultora científica da Comissão de Direito Militar da OAB SP, proferirá palestra sobre “A Entomologia nas Investigações Criminais”.

 

No 2º painel, Rogério Leão Zagallo, promotor de Justiça do 5º Tribunal do Júri do Estado de São Paulo e professor de Direito Penal e Processo Penal, será o expositor em “O Ministério Público e as Perícias Criminais” e Osvaldo Negrini Neto, perito criminal, diretor do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo e coordenador de pesquisas – ciências e tecnologia da Comissão de Direito Militar da OAB SP, falará sobre “O IC no Local do Crime e nas Perícias Criminais”. Maria Nazareth Moraes de Carvalho, presidente interina da Comissão de Direito Militar da OAB SP, será a presidente da mesa.

 

As inscrições devem ser feitas na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.