OAB SP PARTICIPA DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS


26/08/2008

A cidade de São Paulo abrigará o II Congresso Internacional de Direitos Humanos, entre os dias 21 e 26 de setembro, das 8h às 17h45, no auditório Elis Regina do Anhembi, em São Paulo, no ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos

Idealizado pelo presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Elias Mattar Assad, o evento terá a colaboração de Ricardo Castilho, diretor da Escola Paulista de Direito e presidente deste Congresso, e de José Gregori, ex-ministro e atual presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. A OAB SP é uma das entidades convidadas a participar do Congresso junto com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Ministério Público, Greenpeace, Escola Paulista de Magistratura e Instituto Ayrton Senna, entre outras.

 

O primeiro encontro aconteceu em Curitiba, em 2006, e reuniu mais de 700 pessoas. Neste ano, o evento terá a participação de personalidades como Albertina Duarte, professora da Faculdade de Medicina da USP, Zilda Arns, Fábio Comparato, Drauzio Varela, Flávia Piovesan e do ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi, entre outros, e o objetivo do Congresso é fortalecer a cultura e contribuir para o nascimento de defensores dos Direitos Humanos.

 

A cerimônia de abertura será no dia 21, a partir das 19 horas, quando será lida a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a banda da Guarda Civil Metropolitana executará o Hino Nacional. No dia 22, os temas discutidos serão: erradicação da pobreza, humanismo, cidadania global, multiculturalismo, políticas públicas, acesso à educação, princípio da igualdade e educação exclusiva. No dia 23, os debates discorrerão sobre violência contra a mulher, igualdade, tráfico de mulheres, infância, defesa da vida, aborto e biodireito.

 

No dia 24, os temas abordados serão: direito da gestante, pesquisa na área de saúde, proteção à maternidade, medicina preventiva, doenças e o direito à saúde. No dia 25, os palestrantes falarão sobre direitos humanos e ecologia, biodiversidade, saneamento básico, meio ambiente, individualidade, cooperação e direito ao desenvolvimento. No dia 26, os temas das palestras serão: violência, discriminação, homofobia, racismo, imigrantes, refugiados, xenofobia, relações étnico-raciais e ações do Estado.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.direitoshumanos.adv.br ou pelo telefone (11) 3277-2822 ou 0800-7716629.