OAB SP DIVULGA NOTA SOBRE SIGNIFICADO DA VITÓRIA DE OBAMA


05/11/2008

Em Nota Pública, divulgada nesta quarta-feira (5/11), a OAB SP, por meio da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios, considerou a eleição de Barack Obama à presidência dos EUA uma possibilidade para inspirar mudanças em todo o mundo, visando a superação de todas as desigualdades, oportunidades para todos e o fortalecimento do exercício da democracia.

                               NOTA PÚBLICA

A eleição do senador  Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, por maioria expressiva de votos, tem um significado que ultrapassa a questão racial. Significa o endosso do povo norte-americano às mudanças, aliás, mote de campanha do candidato democrata. O discurso e a postura de Obama vão muito além dos clichês políticos, convence e inspira, e acena com a possibilidade de tempos melhores, de inclusão.

 Simbolicamente, a vitória de Obama foi a vitória da esperança, de um mundo em busca de mais igualdade,  mais oportunidades para todos, comprometido com a  preservação da paz,  o meio ambiente,   a interlocução com  povos e nações, sem condições prévias. Implica no entendimento de que - ou nos salvamos todos  ou corremos o risco da submersão coletiva. Ainda não sabemos se caminhamos para uma era de  escassez ou de prosperidade na economia mundial, mas  Obama tem pregado uma política de pragmatismo equilibrado e  um capitalismo que não beneficie apenas os muito ricos.

 Acertadamente, Barak Obama vem sendo comparado a dois presidentes americanos,  John Kennedy  e Franklin Delano Roosevelt. O primeiro  por ter sido um líder idealista e  inspirador de mudanças sociais e o segundo por ter levado o país a superar a Grande Depressão de 1929, marcada pelo crash da bolsa, fechamento de empresas, desemprego e queda do PIB.  Obama terá de enfrentar uma  crise econômica de grandes proporções e demonstrar capacidade para  unir os EUA no sentido de recuperar a economia americana, que terá reflexos positivos para todos os demais países.

 Há um forte sentimento mundial de que a eleição de Obama tem  o condão de mudar tudo para melhor e que todos os povos serão igualmente  influenciados por isso. Assim sendo, a chegada de Obama, um homem de raízes multiculturais, ao cargo mais importante do mundo,  promove uma revolução dentro e fora dos Estados Unidos, da qual todos podem ser beneficiados porque recompõe o diálogo, inspira e empresta uma nova perspectiva à democracia mundial.

 

               São Paulo, 5 de novembro de 2008

 

Luiz Flávio Borges D´Urso

Presidente da OAB SP

  

Marco Antonio Zito Alvarenga

Presidente da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB SP