D´URSO RECEBE MEDALHA SAN TIAGO DANTAS DA ANPAF


06/01/2009

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, recebe nesta quarta-feira (7/1), na Sala Vip, na sede da Ordem, às 17 horas, a medalha " Professor San Tiago Dantas", concedida pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (Anpaf), que será entregue pelo procurador federal Givaldo Dias, vice-presidente de relações jurídicas da entidade nacional, adjunto da Anpaf do DF e fundador da Anpaf/Sergipe.

A comenda foi criada pela Anpaf em 2001, por ocasião das comemorações do 90º aniversário de nascimento do professor Francisco Clementino San Tiago Dantas, considerado patrono dos procuradores federais. A medalha é atribuída a personalidades de destaque na vida pública e na comunidade jurídica. O Conselho Federal  da OAB será representado no evento pelo seu secretário-geral adjunto, Alberto Zacharias Toron. 

 San Tiago Dantas foi advogado, jornalista, professor, deputado federal, Ministro das Relações Exteriores, Ministro da Fazenda, tendo criado o conceito da "política externa independente". Em 1943 representou o Brasil na Primeira Conferência de Ministros de Educação das Repúblicas Americanas, no Panamá. Em 1951, foi conselheiro da Delegação Brasileira à IV Reunião de Consulta dos Chanceleres Americanos, em Washington. A partir de 1952, passou a ser membro do Comitê Permanente de Arbitragem de Haia. De 1955 a 1958, presidiu a Comissão Interamericana de Jurisconsultos, sediada no Rio de Janeiro.