ENTIDADES DA ADVOCACIA AMPLIAM O DIÁLOGO COM DEPUTADOS SOBRE A CARTEIRA DO IPESP


12/02/2009

Dando continuidade ao diálogo com o Legislativo visando a busca de uma solução para a Carteira de Previdência dos Advogados, gerida pelo Ipesp, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, juntamente com o presidente da AASP, Fábio Ferreira Oliveira, e o ex-presidente da entidade, Márcio Kayatt, estiveram nessa quarta-feira (12/2) , na Assembléia Legislativa, onde mantiveram contatos com sete parlamentares do PSDB e do PTB, muitos da Frente Parlamentar dos Advogados, criada por propositura da OAB SP.

 A primeira audiência foi com o deputado Campos Machado, líder do PTB e presidente da Frente Parlamentar dos Advogados. “  Campos Machado , que já vinha lutando pelo direito dos advogados, comprometeu-se a continuar a articular forças  na defesa dos direitos dos 40 mil colegas participantes da Carteira, lutando para que os projetos de nosso interesse sejam aprovados”, afirmou o presidente D´Urso.

 

Na seqüência, o grupo foi recebido pelo deputado Roque Barbiere (PTB) em seu gabinete. O presidente D´Urso externou sua preocupação quanto à situação da Carteira diante  da Lei Complementar LC 1.010/2007, que  criou a São Paulo Previdência (SPPrev), como unidade gestora única do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS), em substituição ao IPESP, que será extinto em junho desse ano. Barbieri, também se comprometeu em colaborar para buscar uma alternativa para a Carteira dos Advogados.

 

O encontro seguinte foi com os deputados do PSDB, Fernando Capez, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesp, e Celino Cardoso. Ambos se mostraram sensibilizados com  a explanação dos dirigentes das entidades representativas da advocacia sobre as  indefinições que cercam a Carteira de Previdência dos Advogados, especialmente quanto ao futuro gestor e custeio. O presidente D´Urso, explicou que hoje Carteira dispõe de um patrimônio de R$ 1,2 milhão, aplicados no mercado financeiro, o que permite provisão de fundos para arcar com as aposentadorias. “ Nossa preocupação é assegurar os benefícios a todos os que contribuíram”, diz D´Urso.

 

Por fim, a comitiva visitou os deputados Samuel Moreira, líder do PSDB, com quem os presidentes da OAB SP e da AASP já tinham tido contato na semana passada, e Rodolfo Costa e Silva e Paulo Alexandre Barbosa. “ A bancada tucana tem um papel fundamental nesse diálogo sobre a Carteira de Previdência dos Advogados porque ajuda a construir  a solução junto ao governo do Estado”, explica o presidente da OAB SP.