I CONGRESSO DE NOVOS MERCADOS DE TRABALHO


14/04/2009

O tema do I Congresso de Novos Mercados de Trabalho é “Advocacia & justiça: uma visão do futuro”.Dezoito palestras compõem o I Congresso de Novos Mercados de Trabalho, que será realizado nos dias 15 e 16 de abril, das 12h às 21h. Os três subtemas do evento são: Rumos e tendências do Direito no Brasil, Novos Mercados de Trabalho na Advocacia e Carreira Profissional e Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos.

 

Confira a programação do Congresso, gratuita para os inscritos:

 

Palestras do dia 15/4

 

Sala 1

 

- Novos Mercados de Trabalho. Expositor: Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB SP. Horário: 12h.

- Direito educacional: panorama, perspectivas e a relação de consumo. Expositor: Célio Muller, advogado especializado em Direito Educacional e pós-graduado em Administração de Empresas. Horário: 14h.

- A nova ordem econômica, social e empresarial pós-crise. Expositor: Antoninho Marmo Trevisan, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, fundador e presidente das empresas Trevisan Gestão de Negócios, Consultoria e Educação. Horário: 17h.

- O cenário da economia em 2009. Expositor: Marcel Domingos Solimeu, economista e consultor, superintendente do Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo e autor de diversos artigos publicados em revistas e jornais. Horário: 17h.

- A importância do empreendedorismo desde a escola. Expositor: Ricardo Tortorella, economista, consultor internacional da ONU e do FMI e diretor-superintendente do SEBRAE-SP. Horário: 17h.

- Advocacia e sociedade: uma visão do futuro. Expositor: Anis Kfouri Junior, diretor-executivo da CAASP, presidente da Comissão de Fiscalização do Serviço Público da OAB SP, mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie e professor de cursos de pós-graduação e MBA. Horário: 18h30.

- A importância do advogado de empresa. Expositores: Humberto Maccabelli, vice-presidente jurídico da Nestlé e pós-graduado em Previdência Social e Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo; Carlos Eduardo Mahfuz, diretor jurídico da ALCOA; e Rodrigo R. Monteiro de Castro, advogado, presidente da Comissão de Estudos e Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB SP e consultor jurídico do Grupo ACCOR. Horário: 20h.

 

Sala 2

 

- O panorama da advocacia em tempos de crise. Expositora: Anna Luiza do Amaral <Boranga, >administradora de empresas, conselheira do CRA, fundadora e primeira presidente do CEAE, coordenadora e professora do curso de “Administração Legal para Advogados” do GVLaw–FGV SP e especialista na área de gestão e organização para escritórios de advocacia. Horário: 12h30.

- Comunicação jurídica eficaz. Expositor: J.B. de Oliveira, advogado, conselheiro seccional e presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB SP e presidente da Associação Paulista de Imprensa. Horário: 14h.

- Informatização do processo judicial. Expositor: Marcos da Costa, especialista em Direito Empresarial, diretor-tesoureiro da OAB SP e autor de diversos livros sobre o tema. Horário: 15h30.

- Direito Metrológico: Metrologia legal – a atuação do Ipem-SP e a advocacia. Expositor: Fabiano Marques de Paula, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP) e pós-graduado em Direito Constitucional pelo CEU. Debatedor: José Tadeu Rodrigues Penteado, chefe de gabinete do superintendente do IPEM SP. Horário: 18h30. 

- O poder de argumentação do argumentação do advogado e a influência no poder decisório. Expositor: desembargador Eutálio Porto, mestre em Teoria Geral do Estado pela PUC SP com especialização em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP e doutorado em Ciência Jurídico-Política pela Universidade de Lisboa e professor de Filosofia do Direito da EPM. Horário: 20h.

 

 

Palestras do dia 16/4

 

Sala 1

 

- Desenvolvimento na cidade de São Paulo: perspectivas de mercado de trabalho. Expositor: Marcos Cintra, secretário municipal do Trabalho, vice-presidente e professor titular da FGV e conselheiro da FIESP. Horário: 14h.

- Direito autoral na era digital: impactos, controvérsias e possíveis soluções. Expositora: Manuela Santos, editora jurídica da Editora Saraiva e mestre em Direito. Debatedor: Antonio Luiz Toledo Pinto, advogado e diretor editorial jurídico da Saraiva S/A Editores Livreiros. Horário: 17h.

 

Sala 2

 

- Constitucionalização do Direito e preenchimento de lacunas. Expositor: deputado federal Régis de Oliveira, membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, desembargador do TJ entre 1990 a 1993 e doutor pela PUC. Horário: 12h30.

- Iniciação à advocacia criminal e atuação no Tribunal do Júri. Expositor: Eduardo César Leite, advogado criminalista, conselheiro seccional e presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP. Horário: 14h.

- O futuro do Direito Tributário. Expositora: Natália de Nardi Dacomo, auditora-fiscal tributária municipal, especialista em Direito Tributário pelo IBET com doutorado em Direito Tributário pela PUC SP e autora de diversos livros. Horário: 17h.

- Advocacia: início da carreira e perspectivas. Expositor: Fábio Romeu Canton Filho, conselheiro Efetivo da OAB SP, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP e doutorando em Direito pela USP. Horário: 18h30.