OAB SP ALERTA ADVOGADOS PARA SE PREPARAREM PARA INSTALAÇÃO DO PROTOCOLO DIGITAL EM PAULÍNIA E SÃO CAETANO


22/04/2009

A Vara trabalhista de Paulínia, na região de Campinas, será a primeira no país a implantar o Sistema Unificado de Administração Processual da Justiça do Trabalho (Suap), no dia 1 de maio, seguida pela de São Caetano do Sul, no dia 1 de junho.

Com essa inovação, os advogados que atuarem nas duas Varas trabalhistas precisarão necessariamente terem a certificação digital para peticionarem. “ Mesmo os processos em cursos hoje, a partir da instalação terão seu procedimento digitalizado. Não será mais possível peticionar por papel . A certificação digital gera a assinatura eletrônica , assegurando a autenticidade das petições”, explica Marcos da Costa, diretor-tesoureiro da OAB SP.

 

Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, o  Suap inaugura uma nova era na relação da Justiça do Trabalho com os advogados e o jurisdicionado.  “ É um sistema moderno, porém dotado de ferramentas simples, que visam dar agilidade, transparência e segurança à Justiça trabalhista”, pondera. Na avaliação do secretário-geral da OAB SP, Arnor Gomes da Silva Júnior, os advogados que militam na Justiça do Trabalho estão se preparando para esta nova etapa digital.

 

 De acordo com o diretor-tesoureiro, os advogados devem procurar os postos de credenciamento na Seccional, nas  duas Subsecções (Paulínia e São Caetano do Sul), na Subsecção de Campinas e no Fórum Trabalhista da Barra Funda  (Sala do Advogado) visando a obtenção do  Certificado digital,sendo que para tanto terão de ter  renovado a Carteira da OAB, dotada de chip, que armazenará o certificado.

 

A OAB SP também está em tratativas  para que  o TRT-15 mantenha o protocolo das petições em papel e que seja liberado o acesso do Suap diretamente nas Salas dos Advogados instaladas nos fóruns trabalhistas.