OAB SP ENDOSSA MANIFESTAÇÃO DE APOIO DOS MINISTROS DO STF A GILMAR MENDES


23/04/2009

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, criticou a rispidez expressada pelo ministro Joaquim Barbosa ao presidente do STF, durante reunião extraordinária do Supremo, na última quarta-feira (22/4).

 

" O episódio foi lamentável, pois interfere na imagem daquela alta Corte, principalmente pelo desrespeito patrocinado por um dos ministros ao presidente do Supremo. Tanto é verdadeiro que o episódio levou os demais integrantes da Corte, após a sessão, a assinarem manifesto reafirmando respeito e confiança ao presidente Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do STF. Manifestação essa que a OAB SP também subscreve, simbolicamente", destacou.

Na avaliação do presidente da OAB SP, o debate faz parte dos tribunais, faz parte do dia a dia dos operadores de Direito, inclusive o debate acalorado, "mas isso jamais pode transbordar para a ofensa pessoal como nós assistimos na manifestação do ministro Joaquim Barbosa", argumentou.

D´Urso também ressaltou que o episódio de destemperança foi protagonizado pelo ministro que vem se pautando pelo desrespeito às prerrogativas profissionais dos advogados. " O ministro Joaquim Barbosa é único  do Supremo que se nega a receber advogados. O episódio é lamentável, tanto quanto é lamentável a conduta do ministro Joaquim Barbosa em não receber advogados para tratar de assuntos de interesse processual", confirmou. As críticas de D´Urso foram feitas publicamente durante sessão solene de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo,Spencer Almeida Ferreira e Tasso Duarte de Mello, nesta quinta-feira (23/4).