NO DIA DO ADVOGADO, PRÉDIO-SEDE DA OAB SP RECEBE NOME DE GOFFREDO DA SILVA TELLES JR


10/08/2009

Nesta terça-feira (11 de agosto), Dia dos Advogados e da instalação dos cursos jurídicos no país, às 17 horas, a OAB SP fará uma homenagem especial ao jurista Goffredo da Silva Telles Júnior , falecido aos 94 anos, no último mês de junho. Em cerimônia solene será descerrada placa, atribuindo seu nome ao prédio-sede que a OAB SP ocupa há 53 anos na Praça da Sé,385.

 

“ Para honrar o dia do advogado, um defensor incansável do Estado Democrático de Direito e da cidadania, vamos prestar esta justa homenagem. Durante toda sua vida, o professor Goffredo da Silva Telles Júnior  foi um advogado militante  e  um professor símbolo do Direito. Pela obra que deixou e pelas suas ações contra o regime de exceção honrou e engrandeceu a história da Advocacia em São Paulo e no Brasil. Nada mais justo que receba esta distinção da OAB SP”, diz Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da Ordem.

 

Para o presidente da OAB SP, a homenagem terá o condão de assegurar que as futuras gerações de advogados não esqueçam a história  e a biografia do prof. Goffredo, que  durante 45 anos lecionou na Faculdade de Direito da USP, recebendo em vida todos os títulos acadêmicos da carreira, inclusive o último de Professor Emérito da Faculdade de Direito, numa reparação histórica,  e inúmeros prêmios, entre eles o Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth da OAB SP, em 2004.

 

Em plena vigência da ditadura militar, em 1977, Goffredo leu sua “Carta aos brasileiros”, exigindo a volta imediata do Estado de Direito.O documento tornou-se famoso e transformou-se em marco decisivo no processo de abertura democrática no país. “Para nós, a Ditadura se chama Ditadura, e a Democracia se chama Democracia. Os governantes que dão nome de Democracia à Ditadura nunca nos enganaram e não nos enganarão”, afirmava em trecho do documento.

 

O prédio da OAB  SP foi inaugurado em 8 de dezembro de 1955, Dia da Justiça, e a solenidade contou com as presenças de  Noé Azevedo, então presidente da OAB SP, do governador Jânio Quadros e do secretário de Justiça, Lincoln Feliciano. O projeto arquitetônico do prédio de 12 andares foi elaborado pelos arquitetos Rino Levi e Roberto Cerqueira Cezar.

 

Para comemorar seu dia, os  advogados de São Paulo terão um mês inteiro de eventos , promovidos pela OAB SP e CAASP. No dia 11 haverá às 11 horas, Celebração Inter-Religiosa, no Mosteiro São Bento.  Também estão previstos o  tradicional Baile do Advogado, no dia 15 de agosto, e o show com a Banda Jota Quest, no dia 22 de agosto e a Jornada Jurídica, de 3 a 14 de agosto, com 30 palestras previstas sobre os mais variados temas de interesse da advocacia.