TED LANÇA LIVRO SOBRE ÉTICA APLICADA À ADVOCACIA


26/10/2009

Os integrantes da Turma I do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP lançarão nesta quinta-feira (5/11), o livro "Ética Aplicada à Advocacia", coordenado por Fábio Kalil Vilela Leite. O evento está marcado para as 19h30, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis.

"O advogado é o artífice da defesa e da realização dos direitos fundamentais dos cidadãos, da cidadania e da moralidade pública. Com efeito, os deveres essenciais e éticos do advogado estão ligados a uma atuação de retidão e honestidade ao longo do patrocínio de diferentes ações, devendo sempre consultar a Turma Deontológica quando surgir conflitos de interesse de ordem ética", afirma o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, na apresentação do livro.

A Turma de Deontológica do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP orienta os advogados com dúvidas ou em conflitos envolvendo o exercício da profissão ao longo de mais de 70 anos, tendo promovido mais de 500 sessões. Atualmente é presidida pelo conselheiro Carlos Roberto Fornes Mateucci.

Dezesseis advogados contribuíram com artigos para a obra, a saber: Guilherme Florindo Figueiredo ("O Tribunal de Ética da OAB SP – Apontamentos Históricos"); Benedito Édison Trama ("Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Pública Para Contratação de Advogados ou de Sociedades de Advogados"); Cláudio Felippe Zalaf ("Novas Formas de Cobrança de Honorários Advocatícios – Legalidade no Protesto e Endosso de Cheques e Notas Promissórias"); Luiz Antonio Gambelli ("Publicidade do Advogado – Limites Éticos"); Fabio Kalil Vilela Leite ("Honorários Advocatícios – Um Embate Permanente"); Luiz Francisco Torquato Avolio ("O Sigilo Profissional em Face dos Modernos Meios de Prova"); Jairo Haber e Mary Grun ("A Advocacia e o Modelo Conciliatório"); Carlos Roberto Fontes Mateucci ("O Conflito de Interesses e Ético na Atuação do Advogado"); Fábio de Souza Ramacciotti ("Auditoria Jurídica – Sua Contratação Pela Administração Pública"); Beatriz M. A. Camargo Kestener ("As Vantagens do Comportamento Ético – Uma Reflexão"); Marcia Dutra Lopes Matrone ("O Dever de Urbanidade"); Gilberto Giusti ("Sociedades Multidisciplinares – Vedação Legal – Ética"); José Eduardo Haddad ("O Advogado e a Publicidade na Internet"); Armando Luiz Rovai ("Exercício Profissional da Advocacia e a Realidade de Nossos Tempos") e Fábio Plantulli ("Mandato Judicial").

Tags: