IBCCRIM REALIZA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM AGOSTO


09/06/2010

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realiza entre os dias 24 e 27 de agosto, em São Paulo, seu 16º Seminário Internacional de Ciências Criminais, no Hotel Tivoli Mofarrej. O evento é considerado o maior da América Latina em termos de interdisciplinaridade científico-criminal, e reunirá grandes nomes do Brasil e do mundo, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o escritor Mia Couto, um dos mais famosos e o mais traduzido autor de Moçambique.

 

São esperados no encontro cerca de 900 profissionais da área de Ciências Criminais. A programação inclui conferências, painéis e audiências públicas, além de informações a respeito de assuntos atuais do cenário jurídico criminal e da entrega da premiação do “14º Concurso de Monografias de Ciências Criminais”. Cada dia terá duas palestras, pela manhã, seis painéis durante a tarde, as audiências no início da noite e lançamentos de livros.

 

O assunto a ser tratado por Mia Couto será “Lei Cega, Justiça Invisível”. Já Fernando Henrique Cardoso participa da audiência pública “Repressão das Drogas e o Mundo Contemporâneo”.

 

Alguns dos outros nomes confirmados para o evento são os de José de Faria Costa, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, atualmente na presidência do Conselho Diretivo da instituição e na do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE); José Luis Díez-Ripollés (Espanha), catedrático de Direito Penal da Universidade de Málaga, Diretor do Instituto Andaluz de Criminologia; e Jorge de Figueiredo Dias, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site www.ibccrim.org.br/seminario, onde também podem ser encontradas outras informações sobre o evento.