NELSON CÂMARA LANÇA LIVRO SOBRE ADVOGADO DOS ESCRAVOS


18/06/2010

O escritor Nelson Câmara lança, na próxima segunda-feira (21/6), o livro “O Advogado dos Escravos Luiz Gama”, na livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), entre 18h30 e 21h30.

 

Editado pela Lettera.doc, o livro conta a história do “ homem que triunfou sobre seu destino”, o advogado dos escravos, Luiz Gonzaga Pinto Gama. Nascido em Salvador, em 1830, filho de um fidalgo português e de uma escrava liberta, que foi vendido pelo próprio pai quanto tinha 10 anos. Foi libertado aos 17 anos e, autodidata, estudou Direito e exerceu a advocacia sem ter o diploma de bacharel. Foi poeta, jornalista e participou ativamente da vida política do país, tornando-se advogado dos negros cativos. Seu trabalho resultou na libertação de mais de mil escravos e seu enterro parou a cidade de São Paulo e gerou uma comoção.

 

O livro traz documentos obtidos pelo autor no acervo histórico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e reproduz peças judiciais. Ao falar de Luiz Gama ,  Rui Barbosa não poupou elogios: “ Uma da raras fortunas de minha vida é a de ter cultivado intimamente sua amizade, em lutas que nunca esquecerei. Um coração de anjo, uma alma que era harpa eólia de todos os sofrimentos da opressão, um espírito genial, uma torrente de eloqüência, de dialética e de graça. Um caráter adamantino...”.

 

O autor, nelson Câmara,  é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, fez mestrado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, é procurador legislativo da Cama Municipal de São Paulo. Foi professor e há 40 anos dirige o escritório de advocacia Câmara Sociedade de Advogados. Fundou a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo e do Sindicato dos Advogados.