OAB SP ENTREGA CARTEIRA PARA INSCRITO DE NÚMERO 300 MIL


29/07/2010

Durante a solenidade de posse da Comissão de Seleção Inscrição da OAB SP e de entrega de Carteiras aos novos advogados e estagiários, nessa quinta-feira (29/7), às 10h30, no auditório da Fecomércio, a OAB SP fez a entrega da Carteira de Advogado ao inscrito de número 300 mil . Trata-se de Sandra Regina Moraes Carneiro dos Santos, formada bacharel em Direito no ano passado.

“ É um marco histórico, afinal nenhuma Seccional nesse pais chegou a essa marca. São 300 mil advogados que integram os quadros de inscritos da OAB SP e isso acontece nesse momento promissor para advocacia, porque há uma ampliação de mercado para quem se prepara e estuda . Esse contingente não exaure esse mercado de trabalho, que está em expansão. Pelo contrário, ajuda a expandi-lo”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. O evento também prestou homenagem a 15 decanos da advocacia paulista, saudados pelo presidente   na pessoa do jurista e professor Paulo José da Costa Júnior .

Emocionada, a advogada Sandra Regina Moraes Carneiro dos Santos, 49 anos,  fez a Leitura do Termo de Compromisso e prestou  juramento em conjunto com os novos advogados Thais Gurgel Marrey,filha do secretário  de governo, Luiz Antonio Marrey, e  Olavo Franco Caiuby Bernardes, filho de Horácio Bernardes Neto, conselheiro e presidente da Comissão de Sociedades da OAB SP.  “ O Direito era uma paixão desde a adolescência que adiei  porque me casei e fiquei 20 anos cuidando da família e da  casa. Mas nos últimos 6 anos fui atrás do sonho”, diz Sandra, que já conseguiu sua primeira liminar em mandado de segurança e que deseja se especializar em Direito Tributário.

 

Segundo Marco Aurelio Vicente Vieira, empossado solenemente como presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, a entrega da carteira 300 mil representa a força da advocacia paulista, a renovação e a responsabilidade que a AB SP tem para com a sociedade , já que em  São Paulo se concentra o maior número de  advogados ativos brasileiros . No pais, são 630 mil advogados ativos e em São Paulo os profissionais em atividade somam 250 mil.

 

O secretário de governo de São Paulo (Casa Civil),  Luiz Antonio Guimarães Marrey, que representou o governador Alberto Goldman, o marco de 300 mil inscritos é significativo, uma vez que a sociedade paulista totaliza 42 milhões de habitantes, que possuem conflitos naturais da sociedade humana e todos necessitam de advogados. “São 300 mil advogados em São Paulo, estado compatível com a dimensão do país, em tamanho e complexidade. Esses advogados passaram no Exame de Ordem, uma garantia  para a população de bons serviços, sendo que a profissão de advogado é essencial para a construção do Estado de Direito”, afirmou o secretário. Marrey também destacou que a filha dá continuidade a várias gerações de advogados da sua  família inscritos na OAB SP, visando o ideal de ter uma sociedade melhor e uma profissão socialmente útil “.

 

Na avaliação de Marcos da Costa, vice-presidente da OAB SP, que representou o um dos homenageados - Domingos Geraldo Barbosa de Almeida - o registro de 300 mil inscritos vai ficar na história da advocacia de São Paulo. “ Para a classe, ter 300 mil colegas preparados para atuar na Justiça de São Paulo é motivo de orgulho”, afirmou.  Costa também ressaltou a homenagens , justa e merecida aos decanos da advocacia, que “ vem engrandecer nossa entidades especialmente se um dia chegarmos à condição desses ícones”.

Na cerimônia foram empossados todos os integrantes da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP  e foram homenageados os decanos da advocacia : Fernando Euler Bueno(95 anos), Carlos Antonio de Campos Pupo (92 anos), Ney Pedreira de Campos (92 anos), Nilton Lorena (83), Irene Elisa Evangelina Vandoni (94), Renato Ferrari (85), Jorge Roberto Aranha de Macedo Vieira (89), Roberto Machado Moreira (89), Luiz Antonio de Figueiredo (91), Ruy Álvaro Pereira Leite (87), Sarah Esther Tomchinsgky (85), Teófilo Ribeiro de Andrade Filho (88), Paulo José da Costa Júnior (85), Domingos Geraldo Barbosa de Almeida (92) e Damiano Gullo (91).

Participaram da solenidade, entre outras autoridades, o secretário-geral da CAASP, Sergei Cobra Arbex, os conselheiros seccionais, Jorge Eluf, Luiz Carlos Ribeiro da Silva, Rui Augusto Martins, George Niaradi, presidente da comissão de Relações Internacionais, Arles Gonalves Jr, presidente da Comissão de Segurança Pública, Carlos Alberto Baptista, presidente da Comissão de Resgate da Memória, Gilberto Porto, presidente da Comissão do Jovem Advogado , Uriel Aleixo, presidente da Subsecção de São Bernardo do Campo e Daniel Polidoro, representando a Lexa Editora.