SEMANA DE CONCILIAÇÃO NO TRT-15


29/10/2010

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) fará a Semana Nacional de Conciliação, entre os dias 29 de novembro e 3de dezembro, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A semana será coordenada pelo vice-presidente judicial, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella e tem como mote “Conciliação amplas, mas garantista”.

As partes interessadas na conciliação, devem peticionar diretamente onde os processos tramitam, pedindo audiência conciliatória. O pedido pode ser feito independente da fase em que o processo se encontre.

Em outros eventos como esse realizado pelo CNJ, os resultados obtidos foram ótimos, segundo Zanella, que atribui aos advogados grande parte desse sucesso.

“Os resultados devem ser atribuídos ao esforço e a colaboração dos advogados em buscar uma solução negociada para as causas que atuam, esclarecendo e aconselhando seus clientes sobre as vantagens de uma solução conciliatória”, explicou.

Na Semana Nacional de Conciliação do TRT 15, que aconteceu em dezembro de 2009, foram realizadas 7.480 audiências e foram firmados 4.595 acordos, com mais de 16 mil pessoas atendidas. Na Semana Regional de Conciliação, realizada em maio, foram 7.798 audiências, 3.727 acordos e quase 18 mil pessoas atendidas.